sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Programa Reciclatec da ACIF forma turma de presos em penitenciária de Florianópolis

Fonte: Portal da Ilha

Programa Reciclatec da ACIF forma turma de presos em penitenciária de Florianópolis
O programa Reciclatec, uma parceria entre a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) e Fundo de Reconstituição de Bens Lesados (FRBL) do Ministério Público, com o apoio do Comitê para Democratização da Informática (CDI-SC), já é conhecido em Florianópolis por dar a ex-detentos uma nova chance de inserção no mercado de trabalho por meio da qualificação profissional. 

Com o sucesso da iniciativa, o Reciclatec resolveu ampliar sua atuação e, desde janeiro deste ano, realiza as oficinas de formação também dentro da penitenciária da Capital. Nesta sexta-feira (1º), às 11h, nove sentenciados do regime semiaberto serão diplomados e recebem o certificado de técnicos em Manutenção e Montagem de Computadores, em evento no Complexo Penitenciário, no bairro Agronômica.
“Todos os que vão se formar nesta turma estão prestes a alcançar a liberdade. Percebemos que com o curso finalizado nessa fase de cumprimento da pena, eles já sairão com um caminho profissional e poderão ser reintegrados mais rapidamente na sociedade”, explica o coordenador do Reciclatec na ACIF, Thiago Freitas. Segundo o coordenador, o curso só pôde ser ministrado dentro da penitenciária após reuniões com a Vara de Execuções Penais, Conselho da Comunidade, Pastoral Carcerária, com o DEAP e com o Ministério Público. “Foi a união e o entendimento de todos que garantiu o sucesso da formação destes detentos”, diz.
Além de qualificar profissionalmente detentos e ex-detentos, o programa também promove a correta destinação do lixo eletrônico. Computadores descartados pela população, muitos com defeito, são recondicionados pelos alunos das oficinas do Reciclatec. Essa última turma reformou 90 computadores e, nesta sexta-feira, durante o evento de formatura, os equipamentos serão doados a 15 entidades assistenciais de Florianópolis. Os ‘novos’ computadores são destinados a inclusão digital de jovens e adultos de toda a região metropolitana. Além das entidades, a família de cada formando vai receber um computador recondicionado.

Nenhum comentário: