quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Ponta do Coral, uma questão emblemática

Fonte: ND

Ponta do Coral, uma questão emblemática

Terreno ocupado que foi ocupado por drogados, muitas vezes usado como lixão, é centro de uma polêmica que alcança três décadas

img Carlos Damião
@Damiao_ND
Florianópolis
A confusão em torno da audiência pública sobre o empreendimento turístico na Ponta do Coral, que surpreendeu a todos na tarde de quarta-feira (25), numa guerra de liminares judiciais, deve ser compreendida na sua perspectiva mais interessante: justamente o projeto em si, que tanta polêmica levanta em Florianópolis, desde que o terreno público foi vendido a uma empresa particular, no início da década de 1980. Trinta anos depois, a Ponta do Coral continua sendo uma questão emblemática na cidade. Espaço abandonado durante todo esse período, ocupado por consumidores de drogas e marginais, muitas vezes transformado em lixão, não mereceu manifestações apaixonadas, qualquer mobilização para ser desapropriado (uma vez que tornou-se propriedade privada lá atrás) durante três décadas. Então, quando aparece um projeto, a coisa vira um “furdunço”? Tem algo errado nisso aí.
Liberdade
É claro que um empreendimento do porte proposto pela Hantei precisa passar por todos os estágios possíveis de questionamentos, licenças, discussões. E uma audiência pública, como bem lembrou o presidente da Fatma, Murilo Flores, em entrevista ontem à Rádio Record 1470 (programa A Cidade na Record), é apenas uma etapa desse processo. Então, por que tentar impedi-la, se é uma instância de absoluta liberdade?

Abuso
Infração cada vez mais comum em Florianópolis: motoristas cortam caminho por dentro do Ticen para escapar do engarrafamento em direção à Ponte Colombo Salles. O fato ocorre todos os dias, no fim da tarde. O leitor Filipe Scotti observa que não há qualquer tipo de fiscalização, por parte das autoridades, em relação a esse abuso.

Personalidade
Luiz Fernando Galotti, enterrado na quarta-feira (25) em Florianópolis, foi uma personalidade marcante na política e na cultura da capital catarinense. Sua participação na política se deu quase sempre nos bastidores – era uma espécie de eminência parda do governador Pedro Ivo (1987-1990) –, com forte influência nos diretórios municipal e estadual do PMDB.
****
Na década de 1970, Galotti foi proprietário da livraria Cruz e Sousa, na Rua Arcipreste Paiva, um ponto de encontro de intelectuais e militantes de esquerda. Quem trabalhava com ele era o dirigente comunista Alécio Verzola, preso em 1975, na Operação Barriga Verde.

Obesidade
Está cercada de polêmica a lei municipal de Florianópolis que proíbe distribuição de brinquedos para quem compra lanches em fast-foods. Há quem diga que isso é problema dos pais. Sei, sei. No país campeão da obesidade infantil, os Estados Unidos, os pais são diretamente responsáveis pela estupidez alimentar vinculada a brindes.

Divulgação
Esporte
Escala e montanhismo até 5 de agosto na Pedra Branca

Adrenalina
Aventureiros profissionais e amadores testarão seus limites em paredes rochosas de 130 metros de altura durante o 2º Festival de Escalada e Montanhismo Pedra Branca. O evento, que acontece na Cidade Sustentável, em Palhoça, na Grande Florianópolis, começa neste sábado (28) e acontece até dia 5 de agosto. Além de competições esportivas para os amantes dos esportes radicais, a programação terá atividades gratuitas para a comunidade.

Sem sustos
Pode até existir algum paranoico que tenha receio de assistir à estreia de Batman – o Cavaleiro das Trevas Ressurge, nesta sexta-feira (27), em Florianópolis. Mas no circuito Cinespaço (Beiramar Shopping) 40% dos ingressos para as três sessões já estavam vendidos ontem. Pelo jeito, o povo daqui em geral não faz qualquer paralelo com o que ocorreu na estreia em Denver, Colorado (EUA).

Solidariedade
O sistema de troco solidário implantado pela rede de lojas Havan rendeu R$ 11 mil para uma instituição de Florianópolis, o Lar Recanto do Carinho. O valor já foi entregue e será destinado a reformas no prédio e compra de medicamentos. A campanha da empresa já arrecadou mais de R$ 200 mil em suas lojas de Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

Divulgação Mário Müller
Cultura
Uma das atrações da Oktobertanz, em São Pedro

Chope e música
Cada vez melhor a programação da Oktobertanz, evento que abre as festas de outubro em Santa Catarina e é realizado anualmente em São Pedro de Alcântara, a primeira colônia alemã do Estado. Marcado para 22 e 23 de setembro, terá desfiles (como o da foto), quatro bandas típicas germânicas (inclusive a Freunde Musikanten, de Blumenau), danças folclóricas, baile, competições tradicionais, gastronomia típica e muito chope.

Divulgação
Urbanismo
Empresários e poder público unidos pela Jerônimo Coelho

Ritmo
O primeiro trecho da revitalização da Rua Jerônimo Coelho, entre as ruas Felipe Schmidt e Tenente Silveira, deve ficar pronto até o fim desta semana. Isso está sendo possível graças à parceria entre a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e a prefeitura da Capital, num trabalho conjunto de acompanhamento das obras.

Exemplo
Na terça-feira (24), o secretário de Obras Luiz Américo Medeiros (centro), reuniu-se mais uma vez com os empresários, para garantir velocidade aos trabalhos. A Jerônimo Coelho é a segunda via da Capital revitalizada graças à parceria entre poder público e iniciativa privada. A primeira foi a Vidal Ramos.

Baixaria
Notícia falsa sobre candidata grávida, arrombamento de comitês, sites invadidos por hackers, calúnias, provocações e acusações espalhadas em rede... Tudo isso dá bem a dimensão da luta pelo poder na Grande Florianópolis. Questões que entristecem até o mais esperançoso dos eleitores, aquele que ainda acredita na política e em (alguns) políticos.

Sustentabilidade
Empresas, escolas, organizações sociais, órgãos públicos e universidades podem participar, até 15 de agosto, da 1ª Gincana Cidade Melhor, promovida pelo CDI-SC (Comitê de Democratização da Informática). Objetivo é arrecadar o máximo possível de equipamentos eletrônicos sem uso. Entre os prêmios aos vencedores, estão um carro zero km, notebooks e desktops.

Cruzeiros
“Receber cruzeiros é receita clássica contra a sazonalidade: 8 meses de temporada no Brasil! Cada navio é um ‘evento’ dinamizando a economia!”. Tuitada do diretor da Acif, Ernesto São Thiago (‏@ernesto_turismo).

Nenhum comentário: