quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Deputados homenageiam os 25 anos do CEDEP

Fonte: Câmara em Pauta

Deputados homenageiam os 25 anos do CEDEP

Escrito por Simone de Moraes

Crédito : Foto CEDEP
O Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá e Itapoã (CEDEP) completa na próxima quinta-feira (2/8) 25 anos. O aniversário da entidade será comemorado em sessão solene na noite do dia 3 de agosto, na sede da instituição, que fica no Paranoá.
Proposta pelos deputados petistas Arlete Sampaio e Wasny de Roure, a solenidade tem o intuito de homenagear a entidade, que em 2 de agosto de 1987 foi criada por um grupo de pessoas que deflagraram um movimento por melhorias das condições de vida da população do Paranoá, cidade do Distrito Federal com graves problemas de moradia, educação, saúde, segurança e abastecimento de água, luz e esgoto.
“Ao longo desses 25 anos, o CEDEP começou a desenvolver junto à comunidade, projetos relacionados à alfabetização de jovens e adultos, educação infantil, atividades culturais, esportivas e de cidadania, sempre na perspectiva do atendimento à criança, ao jovem, ao adolescente, ao adulto e ao idoso em situação de vulnerabilidade e exclusão social. Atualmente a instituição também abraça a comunidade do Itapoã”, diz a deputada Arlete Sampaio.
A solenidade acontecerá, às 19h, na sede do Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá e Itapoã- CEDEP, localizada na Quadra 9, Conjunto D, Área Especial 1, da Região Administrativa do Paranoá. Além da comunidade do Paranoá e do Itapõa, foram convidados para o evento a presidente do CEDEP,sra.Maria de Lourdes Pereira dos Santos ; o administrador do Paranoá, Sr. Carlos Antoneto (Garibel) ; o Diretor da Regional de Ensino do Paranoá; Sr. Ricardo Pacheco; o professor Doutor da Faculdade de Educação da UnB, o sr. Renato Hilario dos Reis e o sócio fundador do CEDEP, o sr. Juarez Martins.

Experiência na execução de projetos
O Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá e Itapoãé legalmente constituído como entidade beneficente e de assistência social sem fins lucrativos, com registro no Conselho de Assistência Social do Distrito Federal e no Conselho Nacional de Assistência Social e Utilidade Pública Federal. Ao longo de sua trajetória o CEDEP tem mantido parcerias com organizações e movimentos da sociedade civil que trabalham com os mesmos anseios e objetivos de combate às desigualdades sociais e de fiscalização e cobrança do cumprimento dos direitos de crianças, jovens, adultos e idosos. Tais parcerias representam um papel importantíssimo na constituição, atuação e manutenção da entidade, dando suporte ao atendimento a demandas da comunidade.
O CEDEP também tem larga experiência na execução de projetos em diversas áreas de atuação, entre os quais destacamos: projeto com o Ministério da Cultura que prevê a realização de ações culturais nas cidades do Paranoá e Itapoã; projeto com o Ministério do Esporte / Programa Nacional “Esporte e Lazer da Cidade” para realização de ações esportivas; parceria com o Comitê para Democratização da Informática – CDI, para implantação da Escola de Informática e Cidadania – EIC, que originou o primeiro tele-centro implantado no DF pelo sistema GESAC/MC, tendo por objetivo desenvolver a inclusão digital e o despertar da cidadania utilizando temas da própria comunidade nas atividades de informática (trabalho com crianças, jovens, adolescentes, adultos e idosos da comunidade); parceria com a comunidade acadêmica da Universidade de Brasília –UnB – por meio do Grupo de Ensino Pesquisa, Extensão em Educação Popular e Estudos Filosóficos e Históricos Culturais – GENPEX – na constituição de espaço destinado à troca de saberes entre o movimento popular e a comunidade acadêmica (esta interação reflete-se nas produções de artigos, monografias, dissertações e teses, além de contribuir com novas tendências acadêmicas na Universidade e com o aprimoramento dos trabalhos na entidade); parceria com a Fundação Banco do Brasil para apoio da formação de um grupo de organização de eventos, permitindo a capacitação de pessoas da comunidade em varias áreas de prestação de serviços em eventos, encontros e congressos com números que variam de 40 a 2 mil pessoas.
Registrem-se, ainda, como iniciativas importantes do CEDEP: participação e apoio na realização da feira de agricultura familiar; organização da sessão solene em homenagem aos 151 anos do estado do Piauí; realização de cinco conferências regionais de Economia Solidária do DF e Entorno em 2009; realização da Conferência Distrital de Economia Solidária.

Serviço:
Sessão Solene em Homenagem aos 25 anos do CEDEP
Dia: 03 de agosto de 2012 (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Q. 09, Conj. D, Área Especial 01, Paranoá

Nenhum comentário: