quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Programa Reciclatec da ACIF forma turma de presos em evento na penitenciária da Capital

Fonte: Portal ACIB

Programa ReciclaTec da ACIF e CDI-SC entrega computadores a entidades assistenciais da Capital

Mais de cem unidades descartadas foram reformadas por alunos do programa, todos egressos, e vão beneficiar seis instituições da cidade. Evento acontece na próxima sexta-feira (11), às 11h, no CERTEC do bairro José Mendes.
       
Uma centena de computadores descartados, muitos com defeito, foram recondicionados por um grupo de ex-detentos e serão agora utilizados por moradores de comunidades carentes, graças a uma parceria firmada pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) e o Comitê para Democratização da Informática (CDI-SC). A doação será feita nesta sexta-feira (11), às 11h, na sede do Centro de Reciclagem Tecnológica (CERTEC), e faz parte do programa ReciclaTec, que além de promover a correta destinação do lixo eletrônico, também qualifica ex-detentos para que possam retornar ao mercado de trabalho.
Os 110 computadores foram totalmente reformados por alunos das oficinas de capacitação do programa, todos ex-detentos, e serão entregues a seis entidades assistenciais de Florianópolis. Representantes da Associação Brasileira de Portadores de Câncer (AMUCC); da Associação Comunitária Amigos de Jesus - Casa de Acolhimento Semente Viva (ACAJE); da Agência de Desenvolvimento de Recursos Assistenciais Tapera da Base; do Centro de Integração Social, Beneficente e Cultural Gente da Gente; do Instituto Padre Vilson Groh e da Ação Social Paroquial de Ingleses (ASPI) vão receber os equipamentos, destinados a inclusão digital de jovens e adultos de toda a região metropolitana.
Como os computadores foram recondicionados pelos alunos do ReciclaTec, o evento também vai marcar a formatura da terceira turma das oficinas de capacitação. Três egressos serão diplomados Técnicos em Manutenção e Montagem de Computadores e terão a chance de voltar ao mercado de trabalho com qualificação profissional. Nove alunos, das duas turmas anteriores, já receberam seus certificados, e a meta do programa é formar 35 egressos até agosto deste ano.
“Com esta ação, o ReciclaTec será lembrado também pelo seu viés social, além da preocupação ambiental que já lhe é característica. Um evento para valorizar pessoas, seja contribuindo com sua inclusão no mundo digital ou na sociedade”, diz o coordenador do ReciclaTec na ACIF, Thiago Freitas. O presidente da ACIF, Doreni Caramori Júnior também ressalta a importância do programa. “Todos ganhamos com este tipo de iniciativa, que preserva o meio ambiente, promove a cidadania e ajuda a diminuir a criminalidade”, comenta.
Para o presidente do CDI-SC, Heitor Blum São Thiago, "o ReciclaTec é um projeto que procura garantir muitas coisas - preservar o meio-ambiente, promover inclusão social e criar mais empregos para moradores de comunidades de Florianópolis – por isso é especial e diferenciado", destaca.

Sobre o ReciclaTec
O programa foi lançado em setembro de 2010, pelo Comitê para Democratização da Informática em Santa Catarina (CDI-SC). Inicialmente, previa apenas a coleta e descarte correto de equipamentos eletrônicos como CPUs, monitores, celulares, teclados, entre outros – atualmente o programa recolhe cerca de 50 toneladas de lixo eletrônico, 10% do que é produzido por Florianópolis.
A ideia chamou a atenção da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), que virou parceira do programa e, por meio de um convênio firmado junto ao Ministério Público de Santa Catarina, intermediado pelo Fundo para a Reconstituição de Bens Lesados (FRBL), deu inicio as oficinas de capacitação profissional para ex-detentos.
Durante o curso, com duração de 30 dias mais um período de estágio, os ex-detentos recebem treinamento básico em informática e oficinas de reciclagem, recondicionamento e de destinação adequada aos resíduos eletrônicos descartados. Para participar das oficinas, os egressos passam por uma seleção realizada por assistentes sociais e psicólogos que interagem diretamente com as penitenciárias. A ACIF também auxilia na recolocação desses novos profissionais no mercado de trabalho, fazendo o cadastro dos currículos no seu Banco de Talentos online.
Para conhecer mais o programa, acesse o novo site do ReciclaTec, com dicas também sobre o descarte correto do lixo eletrônico – www.reciclatec.org.br
       
Serviço
O que: Formatura e entrega de computadores do ReciclaTec
Quando: sexta-feira, 11/5, às 11h
Onde: CERTEC (Rua José Maria da Luz, 263, José Mendes)

Nenhum comentário: