segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Shopping Praia da Costa abre espaço para promover a inclusão digital

Fonte: Jornal Praia da Costa

Shopping Praia da Costa abre espaço para promover a inclusão digital

Incluso_internaFomentar a inclusão digital com soluções sustentáveis e estímulo às ações criativas e empreendedoras. É com esse objetivo que o Grupo Sá Cavalcante, por meio do Projeto Francisco e em parceria com o Comitê para Democratização da Informática (CDI), lança amanhã (27), às 16h, a unidade do CDI Comunidade no Shopping Praia da Costa, com a presença de Rodrigo Baggio, idealizador da ONG.

O espaço, localizado no estacionamento G2, visa gerar a inclusão digital e promover a capacitação profissional, por meio de cursos oferecidos de forma gratuita à comunidade do entorno do Shopping, estimulando o desenvolvimento comunitário e a geração de trabalho e renda. O projeto-piloto contará com 50 participantes, entre colaboradores diretos, indiretos do Grupo Sá Cavalcante e das comunidades do entorno, que, divididos em cinco turmas, terão à disposição instrutores capacitados.

A reserva de vagas também será feita amanhã, na abertura da unidade, com cadastros para o primeiro e segundo semestre.  De acordo com a assessoria de comunicação do Grupo Sá Cavalcanti, a triagem dos inscritos será realizada a partir de uma entrevista com base em aspectos sócio-econômicos.

O primeiro curso é o pacote Escritório, englobando os cursos Sistema Operacional Windows, Pacote Office e Internet. As aulas acontecerão duas vezes por semana, com duração de 1h30 cada, por seis meses. Pioneiro em levar a tecnologia da informação a públicos de baixa renda, o CDI se mantém na vanguarda das ações de inclusão digital sustentável. É uma das ONGs de mais capilaridade na América Latina, com atuação total em 11 países, incluindo Inglaterra e Estados Unidos.

Como nasceu o CDI

Um dos empreendedores sociais mais reconhecidos e respeitados no mundo, Rodrigo Baggio fundou, em 1995, a primeira ONG de combate à exclusão digital na América Latina: o CDI. Autodidata, ele montou uma empresa de consultoria e passou a dar aulas de informática em escolas cariocas. Trabalhou também como especialista em inteligência artificial, na Accenture, gerenciou o programa “Reinventando a Educação”, da IBM, e formou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

À frente do CDI, hoje uma referência em inclusão digital sustentável, com 753 espaços CDIs Comunidade e atuando em 11 países, Baggio conquistou mais de 50 prêmios e títulos relevantes, no exterior e no Brasil, vindos da ONU, Unicef, Unesco, Tech Museum e Clinton Global Initiative, entre outros organismos.

Serviço

Abertura da unidade do CDI Comunidade no Shopping Praia da Costa
Local: estacionamento do G2, Shopping Praia da Costa, Av. Dr. Olívio Lira, n° 353, Praia da Costa
Horário: às 16 horas

Nenhum comentário: