terça-feira, 18 de setembro de 2012

Lixo eletrônico tem destino certo na Grande Florianópolis

Fonte: hagah

Lixo eletrônico tem destino certo na Grande Florianópolis

Projeto ReciclaTec dá vida nova a produtos que seriam descartados no meio ambiente



As facilidades da tecnologia estão cada vez mais conectadas com nosso dia-a-dia. Os smartphones, tablets, computadores, GPS, aparelhos de MP3, etc, se tornaram acessórios desejáveis e quase indispensáveis às nossas necessidades cotidianas. Além disso, estes aparelhos eletrônicos estão mais acessíveis financeiramente.

Porém, este avanço, alinhado com a necessidade de manter equipamentos atualizados, tem ampliado a produção de lixo eletrônico. Para ter o modelo mais novo, mais completo e mais moderno, descartamos os aparelhos que já possuímos, estejam eles funcionando ou não. Mas como fazer o descarte destes produtos adequadamente? Em Florianópolis e região , o lixo eletrônico tem destino certo no Centro de Reciclagem Tecnológica (CERTEC).

O espaço para receber o lixo eletrônico faz parte do ReciclaTec, programa de reciclagem tecnológica criado pelo Comitê para Democratização da Informática em Santa Catarina (CDI/SC). Equipamentos eletrônicos como CPUs, laptops, monitores, teclados, mouses, celulares, entre outros, são recolhidos, armazenados e reciclados ou descartados, conforme o estado da peça.

O sistema é simples. Equipamentos com possibilidade de uso são encaminhados para laboratórios de comunidades ligadas ao CDI. Nestes locais , as peças podem ser recicladas, gerando novos aparelhos. Estes produtos “novos” são utilizados nas aulas de informática, cidadania e inclusão digital da instituição.

Já os materiais de descarte, após a separação, são comercializados visando a sustentabilidade do projeto, que não possui fins lucrativos. Outra opção é o encaminhamento para empresas de origem, parceiras do projeto.

Para fazer o descarte adequado de um produto eletrônico, o proprietário do aparelho deve entregar a peça em um dos pontos de coleta. O projeto recebe computador (CPU), notebook, impressora, teclado, mouse, modem, monitor, roteador, celular, cabos e outros. São 20 postos de recolhimento dos equipamentos , que , com a colaboração de quem doa, passam a ter um destino correto.

:: Cidadania
Além de captar e tratar do lixo eletrônico, o Centro de Reciclagem Tecnológica também qualifica pessoas com baixa renda para receber formação básica em informática e manutenção destes aparelhos. O projeto oferece computadores, acesso à internet, política pedagógica, bem como acompanha toda a implantação e operação do “Espaço de Informática e Cidadania”, com cursos de informática, empreendedorismo e mercado de trabalho.

Um dos projetos se chama Fênix e tem como objetivo principal ampliar o acesso de jovens às oportunidades de trabalho através da capacitação no Curso de Manutenção e Montagem de Computadores. Os cursos são totalmente gratuitos e , durante a sua duração, os alunos recebem uma bolsa de incentivo no valor de R$ 100,00 (mensais?) , além de vale-transporte para deslocamento até o local de estudo.

Outra iniciativa é o Cidade Melhor. Desenvolvido em um lugar público, tendas e lonas recebem atividades de artes, artesanato e educação ambiental para estimular a cultura do descarte correto de resíduos eletrônicos nos bairros de Florianópolis. O evento é realizado um sábado por mês, das 10h às 17h.

O CDI está em Santa Catarina há 10 anos. Segundo o presidente da entidade, Heitor Blum S. Thiago, nesse período já foram capacitados mais de 10.000 alunos, em 50 comunidades parceiras, e conta com nove Telecentros, que atendem cerca de 1.500 usuários por mês.

A iniciativa é do Comitê para Democratização da Informática em Santa Catarina (CDI-SC) e tem o apoio da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), Associação de Usuários de Informática e Telecomunicações de Santa Catarina (SUCESU-SC) e Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE).
Mais informações sobre o programa Reciclatec e o CERTEC podem ser obtidas no site da instituição. :: Postos de Coleta

» Florianópolis

Centro de Reciclagem Tecnológica (CERTEC)Rua José Maria da Luz, 263, José Mendes

Assistência Social São LuizRua Rui Barbosa, 01, Agronômica

Supermercado AngeloniAvenida Governador Irineu Bornhausen, 5.288, Agronômica
Avenida Ivo Silveira, 2.445, Capoeiras
Rua Esteves Júnior, 307, Centro
Rodovia SC 403, nº 6.375, Ingleses
Avenida Marinheiro Max Schramm, 3.450, Jardim Atlântico

Centro Comercial ARS Rua Felipe Schmidt, 249, Centro

NexxeraRua Dom Jaime Câmara, 259, Centro

Conselho Comunitário da Fazenda do Rio TavaresRodovia SC 405 – Km. 1, 480, Fazenda do Rio Tavares

Centro de Apoio à Formação Integral do Ser (CEAFIS)Rua Genoino Pereira da Silva, 282, Jardim Atlântico

Celta – Parque Tecnológico AlfaRodovia SC 401 – Km 1, João Paulo

Associação Comunitária do Morro das PedrasRua Sagrado Coração de Jesus, 138, Morro das Pedras

Centro Educ. de Desenvolvimento e Aplicação Raiz (CEDAR)Rua Waldomiro Monghilhot, 70, Prainha

PedritaRodovia Doutor Antônio Luiz Moura Gonzaga, 2146, Rio Tavares

Floripa ShoppingRodovia SC-401, 3116, Saco Grande

Shopping IguatemiAvenida Madre Benvenuta, 687, Santa Mônica

Administração do Corporate ParkRodovia SC 401 – nº 8600, Santo Antônio de Lisboa

» São José
SeprolRua Bento Aguido Vieira, 236, Bela Vista I

Ilha Service
Rua Sete de Setembro, 14, Kobrasol
ONG>Rua Sete de Setembro, 14, Kobrasol

Nenhum comentário: