segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Microsoft se mobiliza para criar oportunidades para 300 milhões de jovens em todo o mundo

Fonte: Maxpress

Microsoft se mobiliza para criar oportunidades para 300 milhões de jovens em todo o mundo 

A nova iniciativa global da companhia, Microsoft YouthSpark, visa a beneficiar 60 milhões de jovens na América Latina por meio de programas a serem realizados em parceira com empresas, governos e entidades sem fins lucrativos
A Microsoft Corporation anuncia uma nova iniciativa global, o Microsoft YouthSpark, que tem como objetivo criar oportunidades para 300 milhões de jovens em mais de 100 países nos próximos três anos. Essa iniciativa inclui novos e aprimorados programas de cidadania que capacitam os jovens a imaginar e realizar todo seu potencial, oferecendo-lhes maiores oportunidades de educação, emprego e empreendedorismo. A meta é beneficiar 60 milhões de jovens na América Latina, grande parte destes no Brasil.

Através do Microsoft YouthSpark, a empresa dedicará a maior parte das suas contribuições em dinheiro às organizações sem fins lucrativos que atendem a população jovem em todo o mundo. Além disso, o YouthSpark promoverá o Office365 para Educação, que oferece ferramentas tecnológicas gratuitas para professores e alunos melhorarem a capacitação, o aprendizado e a colaboração.
Como parte da iniciativa, a Microsoft também está lançando vários programas novos de cidadania:
• Give for Youth, um portal global de pequenas doações focado especialmente em angariar fundos para as organizações sem fins lucrativos que apoiam as causas dos jovens em todo o mundo;
• Microsoft YouthSpark Hub, um espaço online onde as pessoas podem explorar e acessar todos os serviços, programas e recursos para jovens fornecidos pela Microsoft e seus parceiros sem fins lucrativos;
• Microsoft Innovate for Good, uma comunidade global online que permite que os jovens colaborem, inspirem-se e apoiem uns aos outros enquanto usam a tecnologia para fazer a diferença em suas comunidades.

Ao lançar a nova iniciativa, Steve Ballmer, CEO da Microsoft, disse: "Com o Microsoft YouthSpark, estamos assumindo o compromisso de ajudar 300 milhões de jovens em todo o mundo a realizarem seus sonhos, concentrando nossos esforços de cidadania, o tempo, a tecnologia, o talento e os recursos da companhia em oferecer aos jovens oportunidades de educação, emprego e empreendedorismo. Acreditamos que, trabalhando com nossos parceiros, podemos ajudar os jovens a mudarem o mundo em que vivem. E estamos comprometidos em fazer isso".

No Brasil, a Microsoft possui uma série de parcerias com entidades locais, sempre focando na educação e capacitação. A TechSoup Brasil, por exemplo, a ajuda no processo de doações de software para ONGs. Com o Ministério do Desenvolvimento, a companhia apoia o Instituto de Tecnologia Social e reforça seus programas de treinamento em TI pelo Brasil. Associada ao Comitê para a Democratização da Informática (CDI) e à Associação Telecentros de Informação e Negócios (ATN), a Microsoft capacita a população da base da pirâmide. Em parceria com a Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (AVAPE), promove a inserção destas pessoas no mercado de trabalho. Junto à Fundação Fundetec, a companhia provê treinamento em ferramentas de TI para jovens e os ensina a recuperar computadores usados, que serão repassados para professores de escolas públicas e comunidades carentes. O Instituto Empreender, por sua vez, conta com a Microsoft para capacitar presencial e virtualmente os jovens interessados nas oportunidades oriundas da Copa do Mundo (2014) e dos Jogos Olímpicos (2016) no País.

"Nossa próxima geração de ações de cidadania precisa se concentrar na próxima geração de pessoas", afirma Brad Smith, vice-presidente executivo da Microsoft. "A taxa de desemprego global dos jovens com menos de 25 anos é de 12,7%, mais do que o dobro da taxa de desemprego do restante da população. Este é um indicativo de que existe uma crescente disparidade de oportunidades entre os jovens que têm acesso, habilidades e as chances de serem bem sucedidos e aqueles que não têm. Devemos trabalhar juntos para acabar com essa distância entre os jovens, assegurando o futuro dessa geração e o da nossa economia global."
De acordo com o recente relatório internacional "Youth Foundation Opportunity for Action", cerca de 75 milhões de jovens estavam desempregados em todo o mundo em 2011. À medida que a população global cresce - existem hoje 2,2 bilhões de pessoas entre 6 e 24 anos- o abismo de oportunidades fica cada vez maior. De acordo com o Banco Mundial, cerca de 40% das empresas no Brasil têm dificuldade em encontrar pessoal qualificado para preencher suas vagas, sendo que no País quase 18% dos jovens estão desempregados.
A Microsoft está no Brasil há mais de 20 anos e acompanha de perto a evolução do cenário econômico do País, especialmente no que diz respeito às relações entre renda, emprego e competitividade. Com o objetivo de colaborar para que a tecnologia possa ter um impacto social, econômico e melhorar a qualidade de vida da população, nos últimos nove anos, a empresa investiu mais de R$ 150 milhões em programas de cidadania corporativa, impactando diretamente quase 10 milhões de brasileiros.

O Microsoft YouthSpark vai além da filantropia e reúne vários programas globais que capacitam os jovens com acesso à tecnologia e uma melhor educação, permitindo que realizem seu potencial. Dentre as iniciativas presentes no Brasil, destacam-se:
• Parceiros na Aprendizagem - A iniciativa foi lançada mundialmente em 2003 com a missão de promover a educação por meio de parcerias com governos locais, acelerando o desenvolvimento socioeconômico das nações. Desde a sua criação, já beneficiou mais de 215 milhões de professores e estudantes de todo o mundo. No Brasil, 501,8 mil educadores, 415,3 mil estudantes e 10% das escolas públicas do País já foram beneficiados.
• Shape the Future - A Microsoft usa todo o seu arsenal tecnológico e a infraestrutura de computação em nuvem para promover a inclusão digital associada à capacitação por meio de alianças estratégicas com governos e instituições privadas, como fabricantes, provedores, produtores parceiros e empresas de telecomunicações. Desde 2011, já impactou mais de 1 milhão de pessoas, entre funcionários públicos, professores e alunos de instituições públicas de ensino.
• Doação de Software - A Microsoft apoia entidades do terceiro setor que utilizam a tecnologia para capacitar pessoas e promover formas de geração de renda por meio de um programa de doação de software e de conteúdos de inclusão digital. Desde 2003, a Microsoft Brasil já investiu R$ 115,2 milhões em doações de software para mais de 6,3 mil centros comunitários. Só em 2011, foram R$ 16,2 milhões, beneficiando 1,8 milhão de jovens.
• Centros de Inovação Microsoft (MICs) - Para incentivar o uso de tecnologia de ponta, oferecer capacitação profissional e fomentar a indústria nacional de software, a Microsoft Brasil iniciou em 2001, de forma pioneira, a criação de Centros de Inovação em parceria com universidades e empresas. Os MICs apoiam o crescimento da indústria de software local, ajudando clientes e parceiros a planejar, pesquisar e desenvolver novos produtos, tanto em software quanto em serviços. Até o final de 2011, 167,3 mil estudantes e profissionais já haviam sido treinados nos centros brasileiros e em instituições de ensino parceiras.
• DreamSpark - Estudantes do ensino médio, universitários e os usuários do Live@edu ou do serviço de email do Office 365 para Educação podem fazer o download gratuito de softwares para desenvolvimento e design, como Visual Studio e SQL Server. Existem treinamentos em português e inglês no portal do programa (www.dreamspark.com.br) com recursos multimídia, e-books e cursos gratuitos online. No último ano fiscal foram registrados mais de 600 mil downloads no Brasil.
• Students to Business (S2B) -Voltado a capacitar gratuitamente estudantes por meio de treinamentos presenciais e online nas áreas de TI e prepará-los para o mercado de trabalho. Apenas no Brasil, o programa já impactou mais de 100 mil estudantes desde 2007 e a taxa de empregabilidade ultrapassa os 80%.
• BizSpark - Trata-se de um programa de incentivo ao desenvolvimento de startups, que oferece às empresas de base tecnológica acesso gratuito às tecnologias da Microsoft, bem como suporte técnico e visibilidade no mercado nacional. Desde sua criação, em novembro de 2008, já foram apoiadas 2 mil startups no Brasil.

Sobre a Microsoft Brasil
Fundada em 1989, a Microsoft Brasil possui 14 escritórios regionais em todo o País e gera localmente oportunidades diretas na área de tecnologia para mais de 18 mil empresas e 424 mil profissionais. Nos últimos nove anos, a empresa investiu mais de R$ 151,3 milhões em projetos sociais, levando tecnologia a escolas, universidades, ONGs e comunidades carentes. É uma das 112 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975, empresa líder mundial no fornecimento de software, serviços e soluções em tecnologia da informação, que ajudam empresas e pessoas a alcançarem seu potencial pleno.

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