segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Programa Reciclatec da ACIF e CDI-SC forma turma de presos em evento na penitenciária da Capital

Fonte: ACIF

Programa Reciclatec da ACIF e CDI-SC forma turma de presos em evento na penitenciária da Capital

Formatura de nove sentenciados do regime semiaberto será realizada nesta sexta-feira (31), às 11h. Também haverá entrega de 90 computadores restaurados pelo programa a entidades assistenciais de Florianópolis.
O programa Reciclatec, uma parceria entre a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) e o Fundo de Reconstituição de Bens Lesados – FRBL, com apoio do Comitê para Democratização da Informática (CDI-SC), já é conhecido em Florianópolis por dar a ex-detentos uma nova chance de inserção no mercado de trabalho por meio da qualificação profissional. Com o sucesso da iniciativa, o Reciclatec resolveu ampliar sua atuação e, desde janeiro de 2012 deste ano, realiza as oficinas de formação também dentro da penitenciária da Capital. Nesta sexta-feira, às 11h, nove sentenciados do regime semiaberto serão diplomados e recebem o certificado de técnicos em Manutenção e Montagem de Computadores, em evento no Complexo Penitenciário, no bairro Agronômica.  
“Todos os que vão se formar nesta turma estão prestes a alcançar a liberdade. Percebemos que com o curso finalizado nessa fase de cumprimento da pena, eles já sairão com um caminho profissional e poderão ser reintegrados mais rapidamente na sociedade”, explica o coordenador do Reciclatec na ACIF, Thiago Freitas. Segundo o coordenador, o curso só pode ser ministrado dentro da penitenciária após reuniões com a Vara de Execuções Penais, Conselho da Comunidade, Pastoral Carcerária, com o DEAP e com o Ministério Público – este já é parceiro do programa. “Foi a união e o entendimento de todos que garantiu o sucesso da formação destes detentos”, diz.
Além de qualificar profissionalmente detentos e ex-detentos, o programa também promove a correta destinação do lixo eletrônico. Computadores descartados pela população, muitos com defeito, são recondicionados pelos alunos das oficinas do Reciclatec. Essa última turma reformou 90 computadores e, nesta sexta-feira, durante o evento de formatura, os equipamentos serão doados a 15 entidades assistenciais de Florianópolis. Os ‘novos’ computadores são destinados a inclusão digital de jovens e adultos de toda a região metropolitana.
Sobre o Reciclatec
O programa foi lançado em setembro de 2010, pelo Comitê para Democratização da Informática em Santa Catarina (CDI-SC). Inicialmente, previa apenas a coleta e descarte correto de equipamentos eletrônicos como CPUs, monitores, celulares, teclados, entre outros – atualmente o programa recolhe cerca de 50 toneladas de lixo eletrônico, 10% do que é produzido por Florianópolis.
A ideia chamou a atenção da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), que virou parceira do programa e, por meio de um convênio firmado junto ao Ministério Público de Santa Catarina, com recursos do Fundo para a Reconstituição de Bens Lesados (FRBL), deu inicio as oficinas de capacitação profissional para ex-detentos.
Durante o curso, com duração de 30 dias, os ex-detentos recebem treinamento básico em informática e oficinas de reciclagem, recondicionamento e de destinação adequada aos resíduos eletrônicos descartados. Para participar das oficinas, os egressos passam por uma seleção realizada por assistentes sociais e psicólogos que interagem diretamente com as penitenciárias. A ACIF também auxilia na recolocação desses novos profissionais no mercado de trabalho, fazendo o cadastro dos currículos no seu Banco de Talentos online.
Para conhecer mais o programa, acesse o novo site do Reciclatec, com dicas também sobre o descarte correto do lixo eletrônico – www.reciclatec.org.br
       
Serviço
O que: Formatura e entrega de computadores do Reciclatec
Quando: sexta-feira, 31/8, às 11h
Onde: Setor Administrativo do Complexo Penitenciário de Florianópolis (Rua Delminda Silveira, s/n° - Agronômica)

Nenhum comentário: