quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Comunidade do Santa Maria participa do projeto Amigos do Planeta

Fonte: Última Hora News

Comunidade do Santa Maria participa do projeto Amigos do Planeta 
 Além de promover a inclusão digital nas comunidades, o projeto estimula a geração de emprego e renda
Agência Sergipe de Noticias
Foram iniciadas nesta segunda-feira, 5, as aulas do projeto itinerante de capacitação tecnológica das Casas Bahia, Amigos do Planeta - Inclusão Digital, realizado no bairro Santa Maria com o apoio da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides). Além de promover a inclusão digital nas comunidades, o projeto estimula a geração de emprego e renda, melhorando a qualidade de vida das famílias e incentivando a participação da população nas atividades sociais.
Para viabilizar a execução da iniciativa, que oferece acesso à informação, educação e cultura, a Seides cedeu o espaço físico com todos os aspectos necessários para a instalação da estrutura. Estão sendo ofertados 21 cursos com duração de 18 dias desenvolvidos para pessoas a cima de 13 e 15 anos, além de crianças entre 7 e 12 anos.
"A Casas Bahia está chegando em Sergipe, já temos uma unidade em Aracaju. Acreditamos ser importante levar nosso projeto à comunidade, que funciona como uma escola digital totalmente gratuita, para que toda a população tenha a oportunidade de participar. A receptividade da população tem sido muito positiva, já percorremos várias regiões do Brasil e a cada nova edição superamos o índice de inscrições", destacou a diretora de marketing da empresa, Flávia Altheman.
A estrutura montada em frente ao Colégio Vitória de Santa Maria conta com um caminhão e duas tendas para abrigar as oficinas gratuitas em três diferentes áreas físicas: Circuito de Aprendizagem, Projeto Conexão e Inclusão Digital.
"A empresa precisava de toda a logística para que a infraestrutura dela pudesse ser implantada, além do apoio na divulgação. Fizemos uma análise sobre o tipo de qualificação que eles oferecem e sobre o perfil do público que eles buscavam. Acho que foi um casamento perfeito, pois a Casas Bahia trabalha com público de baixa renda, assim como a Seides", explicou a diretora de Renda e Cidadania da Seides, Heleonora Cerqueira.
De acordo com ela, a partir desse foco a sugestão foi que o projeto fosse realizado no bairro Santa Maria, onde ainda há um elevado índice de pobreza. "Facilitamos as articulações junto aos órgãos estaduais para que pudessem atender às necessidades do projeto. A Seides também irá custar a energia utilizada no projeto", acrescentou.
Marcelo Espírito Santo, coordenador do Comitê para a Democratização da Informática, órgão responsável pela realização dos cursos apontou o objetivo do projeto. "Como ficamos durante cerca de um mês na cidade, oferecemos o melhor conteúdo em um curto espaço de tempo. Esse ano começamos com dois cursos novos, como os circuitos de aprendizagem para pequenos empreendedores e para o primeiro emprego", declarou.
Nos quatro anos de projeto, a participação média tem sido de mil pessoas por cidade. "No início do ano realizamos uma reunião para delimitar algumas regiões e um dos focos escolhidos foi o Nordeste. Dentro das cidades que escolhemos, buscamos os bairros com menor Índice de Desenvolvimento Humano, é o caso do Santa Maria".
Cursos
No caminhão da Inclusão Digital os cursos são de Introdução à Informática, Word, Power Point, Excel, Internet Para Comunicação, Internet Para Serviços, Blog, Edição de Áudio, Edição de Imagem, Edição de Vídeo, Animação, Inclusão Digital Para Crianças, Internet Para Crianças e Animação Para Crianças.
A beneficiada Antoniely Bezerra, de 15, destacou que o aprendizado escolhido vai facilitar sua escolha profissional. "Estou fazendo o curso de orientação vocacional, pois sempre pensei em ser advogada, mas como ainda sou nova, é sempre bom fazer esse curso para ter certeza da minha escolha".
Na Tenda 1 acontece o Projeto Conexão com cursos que envolvem a orientação, aprimoramento e vocação profissionais. São eles: Curso de Assistente Administrativo, Atendimento e Vendas e Telemarketing. As palestras de Economia Doméstica e `Como Escolher sua Profissão` também são desenvolvidas na primeira tenda.
Já os assuntos abordados na Tenda 2, no Circuito de Aprendizagem, têm base orientações práticas de empreendedorismo e primeiro emprego.

Nenhum comentário: