sexta-feira, 2 de abril de 2010

Projeto pretende usar lan houses como base para ensino a distância

Fonte: Agrosoft - MG

A popularização dos computadores está mudando o pensamento dos proprietários de lan houses sobre a forma de atuar no mercado. Pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) de 2007 mostra que 49% dos acessos à rede são realizados nesses estabelecimentos. O CGI.br é um órgão governamental criado para coordenar e integrar todas as iniciativas de serviços internet no país. Leia também: Maioria das micro e pequenas empresas não explora as redes sociais.

Estima-se que existam no Brasil 110 mil lan houses, com um público usuário de cerca de 30 milhões de pessoas, de acordo com o Comitê para Democratização da Internet (CDI). Mas os dados a respeito das lan houses ainda são incipientes pelo grande nível de informalidade do setor, 90%. A maioria é micro e pequenas empresas, que sofrem pelo preconceito, o desconhecimento da atividade e a legislação muitas vezes inadequada.

Um projeto-piloto, lançado no dia 30 de março de 2010, em São Paulo, pelo Sebrae e o CDI, visa exatamente levantar informações sobre o setor e levar conhecimento em gestão e formalização aos proprietários. O Sebrae-CDI-Lan já foi lançado no Rio de Janeiro e será estendido para duas cidades do Pará (Marabá e Parauapebas).

A fase piloto vai durar quatro meses. O Sebrae-CDI-Lan está apoiado em três ações principais: mapeamento das lan houses no Estado, capacitação sobre gestão empresarial e formalização e divulgação e utilização dos produtos Sebrae por lan houses credenciadas.

"O projeto mostra que a lan house pode ser um centro de aprendizado, popularizando os recursos da tecnologia da informação. É preciso aproveitar essa grande diversidade de entretenimento e lazer para gerar conhecimento e inclusão social", diz Márcia Matos, coordenadora do projeto no Sebrae.

Para alcançar este objetivo, as lan houses têm de seguir um código de conduta ética e estar preparadas para oferecer cursos e serviços, investindo em capacitação, orientação e empreendedorismo. Até o final de 2010, o Sebrae pretende credenciar 400 empresas.

"Queremos empreendimentos que estejam totalmente legalizados, com bom gerenciamento, cujos proprietários tenham feito cursos do Sebrae e que conheçam o universo das micro e pequenas e empresas", esclarece.

A partir do credenciamento, as lan houses poderão oferecer todos os cursos de educação a distância, o atendimento online do Sebrae e todos os serviços que estão instalados na plataforma web, como o Bolsa de Negócios e a Feira do Empreendedor Online. A previsão é que no segundo semestre deste ano a maioria dos Estados já estejam integrados ao projeto, que conta com as parcerias do UOL, Webjet, entre outros.

O empresário Felipe Baldino, 25 anos, está atento para isso. O público de sua lan house, a Virtual Guelffy, instalada na comunidade Terceira Divisão, na região de São Mateus, extremo leste de São Paulo, é de pequenos empresários que utilizam o ambiente como escritório virtual durante o dia.

"São pessoas que recebem e-mails, mandam e recebem fax e não possuem computador em casa ou um escritório formal. Muitos são informais que atuam no mercado de trabalho", descreve. Cerca de 100 pessoas circulam diariamente na Virtual Guelffy. "Trabalhei como autônomo, fazendo todo o tipo de bico. Na lan house, eu me sinto um agente transformador da minha comunidade, que é uma região excluída do desenvolvimento", afirma.

CONHECIMENTO

A empresária Sueli de Camilo, da Praia Grande, litoral paulista, sabe bem a importância do conhecimento. Com cinco anos de mercado e 30 computadores em sua lan house, Sueli já passou por poucas e boas. "Estou totalmente legalizada e trabalho de acordo com a legislação. Por estar na praia, o meu maior faturamento vem do período de férias. Durante o resto do ano preciso correr atrás de parcerias".

Sueli reclama da falta de mão de obra capacitada para trabalhar com este tipo de negócio. "Trabalhamos com um público muito jovem e o atendimento precisa ser qualificado". A empresária já fez vários cursos do Sebrae, entre eles, o Empretec, e agora está qualificando seus empregados.

Para conhecer mais sobre o projeto, é possível acessar o site do CDI-Lan ou blog do Sebrae ou a Rede de Atendimento, Informação e Orientação e se cadastrar.

Nenhum comentário: