sexta-feira, 9 de abril de 2010

ESTÁ ABERTA A TEMPORADA DE WORKSHOPS NO SOM DA SERRA

Fonte: Pauta Social - RS

Projeto da Escola de Música do Grêmio Recreativo Musical Guapiense.

No dia 17 de março, o Som da Serra recebeu o mestre em flauta doce Carlos Eduardo Schroeter, para fazer a abertura de uma série de workshops oferecidos pelo projeto ao longo de 2010. No primeiro curso, os jovens alunos tiveram oportunidade de aprender um pouco mais sobre a história da música brasileira. O professor iniciou o workshop citando grandes nomes da música, como Patápio Silva, Joaquim Antonio da Silva Calado, Reichert, Zequinha de Abreu, Pixinguinha, Debuzzy e Mozart, e deu um breve histórico de cada um deles. A história de Mozart impressionou os alunos. “Um bom exemplo para vocês é um garoto chamado Mozart. Aos 5 anos, ele já tocava piano e aos 12, fez sua primeira composição”, destacou Schroeter.

O músico ainda contou um pouco sobre sua história musical e de vida, inclusive sobre um acidente que o impossibilitou de tocar por um longo período e que, até hoje, o afeta em algumas execuções. Dentro deste assunto, o professor aproveitou para reforçar técnicas de postura, embocadura, dedos, respiração, posicionamento dos pés e da cadeira. Após falar sobre a história e as origens do choro, além da evolução do gênero como um ritmo genuinamente brasileiro e carioca, Schroeter concluiu o workshop. No final do curso, o flautista executou uma série de clássicos do choro e atendeu aos pedidos dos atentos alunos que marcaram presença no evento.

Carlos Eduardo Schroeter formou-se em flauta em 1985, pela UNIRIO. Entre 1988 e 1996, lecionou na cadeira de flauta nos cursos livres, técnicos e de graduação do Conservatório Brasileiro de Música. No mesmo período, integrou eventualmente a orquestra da instituição. Sua maior realização na música é no magistério, no ensino fundamental. Desde o início dos estudos, atua em conjuntos musicais, predominantemente regionais, de choro.

O Som da Serra é um Projeto da Escola de Música do Grêmio Recreativo Musical Guapiense, patrocinado integralmente pela CRT (Concessionário Rio Teresópolis Além Paraíba), através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura – Lei Rouanet e sob a gestão da Criativa Social. Em 2009, o Projeto Som da Serra traz a parceria com a ONG CDI (Comitê para Democratização da Informática), com o objetivo de aprimorar o conhecimento dos alunos às técnicas digitais aliadas a música.

Nenhum comentário: