domingo, 4 de abril de 2010

Mais qualidade para as lan houses

Fonte: O Nortão Online - RO

Projeto do Sebrae e do CDI qualificará micro e pequenos empresários do segmento, incluindo base para ensino à distância


Brasília - A popularização dos computadores está mudando o pensamento dos proprietários de lan houses sobre a forma de atuar no mercado. Pesquisa do Comitê Gestor da Internet (CGI) de 2007 mostra que 49% dos acessos à rede são realizados nesses estabelecimentos. O CGI é um órgão governamental criado para coordenar e integrar todas as iniciativas de serviços internet no país.

Estima-se que existam no Brasil 110 mil lan houses, com um público usuário de cerca de 30 milhões de pessoas, de acordo com o Comitê para Democratização da Internet (CDI). Mas os dados a respeito das lan houses ainda são incipientes pelo grande nível de informalidade do setor, 90%. A maioria é micro e pequenas empresas, que sofrem pelo preconceito, o desconhecimento da atividade e a legislação muitas vezes inadequada.

Um projeto-piloto, lançado na semana passada em São Paulo pelo Sebrae e o CDI, visa exatamente levantar informações sobre o setor e levar conhecimento em gestão e formalização aos proprietários. O Sebrae-CDI-Lan já foi lançado no Rio de Janeiro na semana passada e será estendido para duas cidades do Pará (Marabá e Parauapebas) esta semana.

A fase piloto vai durar quatro meses. O Sebrae-CDI-Lan está apoiado em três ações principais: mapeamento das lan houses no estado, capacitação sobre gestão empresarial e formalização e divulgação e utilização dos produtos Sebrae por lan houses credenciadas. "O projeto mostra que a lan house pode ser um centro de aprendizado, popularizando os recursos da tecnologia da informação. É preciso aproveitar essa grande diversidade de entretenimento e lazer para gerar conhecimento e inclusão social", diz Márcia Matos, coordenadora do projeto no Sebrae.

Ética

Para alcançar este objetivo, as lan houses têm de seguir um código de conduta ética e estar preparadas para oferecer cursos e serviços, investindo em capacitação, orientação e empreendedorismo. Até o fim deste ano, o Sebrae pretende credenciar 400 empresas. "Queremos empreendimentos que estejam totalmente legalizados, com bom gerenciamento, cujosproprietários tenham feito cursos do Sebrae e que conheçam o universo das micro e pequenas e empresas", esclarece.

A partir do credenciamento, as lan houses poderão oferecer todos os cursos de educação a distância, o atendimento online do Sebrae e todos os serviços que estão instalados na plataforma web, como o Bolsa de Negócios e a Feira do Empreendedor Online. A previsão é que no segundo semestre deste ano a maioria dos estados já estejam integrados ao projeto, que conta com as parcerias do UOL, Webjet, entre outros.

Nenhum comentário: