quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Skype faz parceria com a ONG CDI

Parceria possibilitará acesso a ferramentas de comunicação para melhorar a vida de milhares de pessoas na base da pirâmide social.

São Paulo – A Skype anunciou hoje uma parceria com o CDI (Comitê para Democratização da Informática – www.cdi.org.br), um dos principais empreendimentos sociais do mundo. Pioneiro no movimento de inclusão digital na America Latina e atualmente com operações em 13 países, em três continentes, o foco do CDI é transformar a vida das comunidades de baixa renda por meio da tecnologia, da cidadania e do empreendedorismo.

Como parte da parceria, o CDI irá desenvolver cursos de como usar o Skype e disponibilizar este curso para os 554 centros comunitários de tecnologia e aprendizado (chamados de CDI’s Comunidade), em todo o Brasil. Atualmente, esta rede está presente em 20 estados brasileiros, e fornece cursos para aproximadamente 70 mil pessoas por ano em áreas de baixa renda, comunidades indígenas, hospitais para deficientes físicos e mentais e penitenciárias para adultos e jovens.

A Skype também está patrocinando o CDI Comunidade “Mensageiros da Esperança”, localizado na periferia de São Paulo, na Rua João Paulo I, 1671, entre a Freguesia do Ó e Brasilândia. Este Centro Comunitário fornece tecnologia, educação e serviços para uma média diária de 90 crianças, a partir dos sete anos de idade. O centro também emprega jovens em liberdade condicional e atende à comunidade com serviços gráficos e acesso à Internet.

“O Skype transpõe barreiras e, juntos com o CDI, poderemos contribuir de forma positiva com a sua missão de levar a tecnologia para comunidades de baixa renda, oferecendo a elas a oportunidade de aprender e experimentar uma nova maneira de comunicar, compartilhar e trocar ideias”, disse Don Albert, vice-presidente e diretor geral da Skype para as Américas. “Este é o primeiro passo de uma parceria que esperamos expandir em breve para outros países da América Latina”, acrescentou.

Cada um dos Centros Comunitários foi criado não só com o objetivo de levar tecnologia da informação para comunidades de baixa renda, mas também para tornar a tecnologia relevante e útil para elas, como forma de exercitarem suas capacidades como cidadãos. Os usuários dos Centros Comunitários onde os cursos de Skype serão oferecidos aprenderão a fazer chamadas de áudio e vídeo via Skype, bem como a utilizar outros recursos como bate-papo, chamadas em conferência e transferências de arquivos.

“No CDI, acreditamos que a inclusão digital não é apenas uma questão de fornecer acesso a computadores e sim de capacitar pessoas para que elas exercitem seus conhecimentos, tornando-as independentes para criarem e desenvolverem oportunidades”, disse Rodrigo Baggio, fundador e diretor executivo do CDI. “No Brasil, 47% do uso de internet em áreas urbanas acontece em áreas públicas. Nossos centros comunitários permitem que populações excluídas possam ter acesso ao grande potencial da revolução tecnológica e, com parceiros como a Skype, continuaremos a transformar vidas e comunidades.”

Além disso, o Skype também será usado como uma das ferramentas para capacitação online de funcionários e afiliados do CDI dos 803 CDIs Comunidade ao redor do mundo e das plataformas de comunicação nas 2.062 CDI LAN Houses no país, que contam com mais de 600 mil freqüentadores por mês. O CDI Lan House é uma nova divisão de negócios sociais do CDI para transformar e afiliar Lan Houses, fazendo com que elas se tornem um novo tipo de negócio social lucrativo e ambiental para a base da pirâmide, podendo ser usadas também para inclusão digital, promovendo práticas saudáveis, seguras e sustentáveis. O programa de afiliação exige que as Lan Houses adotem um código de conduta e oferece orientação, formação, desenvolvimento de negócios e outros serviços.

Perfil do CDI - O CDI já beneficiou mais de 1,25 milhão de pessoas através de sua rede de 803 Centros Comunitários auto-gerenciados e auto-suficientes em países como Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Jordânia, que são monitorados e coordenados por 32 escritórios regionais. O CDI recebeu mais de 60 prêmios internacionais.

Criado em 1995 por um dos mais bem sucedidos e reconhecidos empreendedores sociais do mundo, Rodrigo Baggio, o CDI (Comitê para Democratização da Informática) é uma ONG internacional com sede no Rio de Janeiro e operações em 10 países da América Latina, Reino Unido, Oriente Médio e Estados Unidos. Como pioneiro em inclusão digital na América Latina, o CDI tem a missão de transformar vidas e fortalecer o poder das comunidades de baixa renda através das tecnologias de informação e comunicação. Para mais informações sobre o CDI, visite o site www.cdi.org.br.

Perfil do Skype - O Skype é um software que possibilita conversas em todo o mundo. Milhões de pessoas e empresas usam o Skype para fazer chamadas gratuitas de vídeo e voz, enviar mensagens instantâneas e compartilhar arquivos com outros usuários Skype. Todos os dias, o Skype também é usado para fazer chamadas de baixo custo para telefones fixos e celulares, onde quer que as pessoas estejam. Para fazer o download do Skype no computador ou no celular, acesse: skype.com

Fonte: Fator Brasil - http://www.revistafatorbrasil.com.br/ver_noticia.php?not=99596

Nenhum comentário: