terça-feira, 28 de abril de 2009

Minhas Economias fecha parcerias visando a inclusão social e digital - Paranashop - PR

Ensinar aos jovens para que eles possam ser os multiplicadores de um conhecimento mais que importante nos dias de hoje: a educação financeira. Foi com essa ideia que o site www.minhaseconomias.com.br fechou recentemente duas novas parcerias. Uma delas com o CDI Paraná, o Comitê para Democratização da Informática, ONG voltada à inclusão digital. A outra com a Junior Achievement, ONG desenvolvedora do programa Miniempresa em escolas do Ensino Médio.

"Pelas parcerias, o que estamos fazendo é disponibilizar nossa ferramenta de controle financeiro e nossos conhecimentos na área de educação financeira para que os novos parceiros possam utilizá-los nas atividades de educação e administração de seus projetos", explica Marcelo Kimura, um dos criadores do Minhas Economias. "Em 2007 atuei como adviser na Junior Achievement através do programa Miniempresa. Achei interessante customizar o conteúdo para que os advisers financeiros de 2009 possam acompanhar os resultados das miniempresas com mais tranquilidade."

O site www.minhaseconomias.com.br foi criado com o intuito de oferecer às pessoas uma ferramenta on-line e totalmente gratuita para o controle das finanças e, ao mesmo tempo, dicas sobre educação financeira. De linguagem fácil e uso perfeitamente acessível, independente do conhecimento do usuário sobre as novas tecnologias, o Minhas Economias difere-se dos demais sites ligados à área das finanças pessoais, por oferecer a possibilidade do controle de entradas e saídas financeiras de forma on-line, bastando ao usuário ter uma conexão à Internet e um e-mail, para acessar o site. Como em nenhum momento é solicitada qualquer informação que possa identificar a pessoa, a segurança é garantida pelo anonimato e também pelos mesmos sistemas de criptografia utilizados pelas grandes redes bancárias.

O programa Miniempresa, da Junior Archievement, proporciona a estudantes do 2º ano do Ensino Médio a experiência prática em economia e negócios, na organização de uma empresa. Os estudantes aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção. O Programa é acompanhado por quatro profissionais voluntários das áreas de Marketing, Finanças, Recursos Humanos e Produção. Durante o Miniempresa são explicados os fundamentos da economia de mercado e da atividade empresarial através do método Aprender-Fazendo, onde cada participante se converte em um miniempresário. Só no ano passado foram atendidos 1.291 alunos em 42 escolas, com a participação de 195 voluntários.

"Fomos um dos primeiros parceiros procurados pelo Minhas Economias", comenta Fabrício Cardoso Campos, diretor executivo da Junior Achievement Paraná. "Recebemos uma oferta tanto para os jovens administrarem seus sonhos, quanto para o programa Miniempresa, numa forma mais customizada. O grande diferencial é ter o recurso on-line, complementando os ensinamentos dos nossos voluntários e permitindo que o aluno se exercite com mais frequência. Para o Minhas Economias, acredito que seja uma forma diferente de fazer o voluntariado. É como se fosse uma tutoria. Com os alunos envolvidos no Miniempresa usando todos uma mesma ferramenta fica muito mais prático e eficiente. Estamos com as escolas de Curitiba, mas logo iniciaremos a parceria também com as escolas de Londrina e Ponta Grossa. Também estamos vendo a possibilidade de que o Minhas Economias seja usado nacionalmente pela Junior Achievement."

REAPLICANDO NA COMUNIDADE Já na parceria com o CDI Paraná, a ideia é capacitar todas as EICs, Escolas de Informática e Cidadania a usar o sistema e reaplicar os conhecimentos nas comunidades. "Em parceria com o CDI, estamos desenvolvendo materiais específicos para essa capacitação" comenta Kimura.

Criada inicialmente no Rio de Janeiro, o CDI é uma organização não governamental que desde 1995 desenvolve o trabalho pioneiro de promover a inclusão social, utilizando a tecnologia da informação como um instrumento para a construção e o exercício da cidadania. Através das EICs implementa programas educacionais no Brasil e no exterior, com o objetivo de mobilizar os segmentos excluídos da sociedade para a trasformação de sua realidade. Nesses 14 anos de atuação, o CDI já está presente em 19 Estados brasileiros e 8 países, com a marca de 62 mil pessoas capacitadas por ano, o que inclui não apenas as comunidades de baixa renda, mas também instituições que atendem a idosos, presidiários, populações indígenas e portadores de necessidades especiais.

No Paraná, atualmente são 11 EICs em funcionamento e mais de 3 mil pessoas formadas por ano nos cursos de informática e cidadania. "Nossa ideia é iniciar o projeto aqui e depois expandir para toda a rede do CDI", explica Marcelo Kimura.

"O projeto começará aqui no Paraná e depois deverá se transformar numa ferramenta importante para toda a rede", concorda Edgard Spitz Pinel, diretor do CDI Paraná. "Isso porque o CDI está saindo do conceito EICs e partindo para o conceito maior de CDI Comunidade. Isso envolve plano de negócios e a oferta de cursos e oficinas que vão permitir às comunidades abrirem novos empreendimentos. Nós já dávamos o curso de escrita fiscal, mas o Minhas Economias se encaixa bem nessa nova realidade. Como a educação financeira, no Brasil, é algo que não é trabalhado nas escolas e nem culturalmente, a ferramenta de controle on-line vem preencher essa lacuna. Por ser fácil e inovadora, tem a condição de se espalhar rapidamente principalmente nessas comunidades de baixa renda onde a necessidade de controle das finanças é tão grande."

O site www.minhaseconomias.com.br ainda não está aberto ao público, mas o usuário que tiver interesse pode se cadastrar e assim que a ferramenta for disponibilizada, ele receberá um aviso para fazer uso dos recursos. O desenvolvimento da ferramenta é contínuo e além dos feedbacks dos usuários, hoje mais de 1 mil cadastrados, novas funcionalidades estão sendo implementadas, como mais opções de gráficos e relatórios e um módulo específico de controle e acompanhamento dos objetivos e sonhos dos usuários. (pauta@ptocom.com)

Nenhum comentário: