segunda-feira, 13 de abril de 2009

Cartilha de Uso Responsável da Internet - Pecados cometidos na página do Orkut - Gazeta de Ribeirão Online – SP

Pecados cometidos na página do Orkut
Site de relacionamentos quando usado sem cautela pode destruir sua carreira e reputação

RENAN MAGALHÃES
Da Agência Anhanguera
renan.santos@rac.com.br

Em pouco mais de cinco anos de existência, o Orkut mudou o comportamento dos brasileiros, dentro e fora da internet. O site de relacionamentos se tornou a segunda página mais acessada no País - atrás apenas do site de buscas do Google - e estima-se que tenha 37 milhões de usuários brasileiros cadastros, sendo que quase metade desse contingente acessa o perfil com frequência.

Mas, diante de tal popularidade, muita gente deixa em segundo plano os perigos da superexposição pela internet e tornam públicas algumas informações que podem causar prejuízo. Tais pecados comedidos no Orkut podem fomentar fofocas, por em risco a segurança e até prejudicar a carreira profissional, alertam os especialistas.

De olho nos descuidos cometidos pelos internautas, o Comitê para Democratização da Informática (CDI) do Paraná decidiu incluir um capítulo totalmente dedicado aos sites de relacionamento em uma cartilha elaborada para orientar o uso responsável da internet. "Observamos que as pessoas estavam disponibilizando tudo quanto é tipo de informação em seus perfis, sem refletir sobre as consequências desse tipo de comportamento" , explica a coordenadora pedagógica da instituição, Eliane Abel de Oliveira, uma das autoras do material.

Ela alerta que o internauta deve tomar o máximo cuidado ao decidir fazer um perfil numa rede social. O ideal é fornecer apenas algumas informações menos relevantes e aquilo que não vai revelar muito sobre sua identidade. A carreira profissional também deve ser levada em conta naquilo que pode ser visto no Orkut. Um perfil bem administrado pode até contar favoravelmente durante uma seleção de emprego, mas um descuido pode resultar na perda da vaga ou até atrapalhar uma evolução profissional dentro da empresa.

CINCO ANOS

Acesso é frequente

37 Milhões é a quantidade de brasileiros que possuem um perfil no Orkut

Nenhum comentário: