quinta-feira, 30 de abril de 2009

Centro de Ação Comunitária de Paulínia oferece "mergulho na comunidade" para alunos do Cocoon – Paulínia News

Idosos que fazem parte da Escola de Inclusão Digital da Terceira Idade – Cocoon - do Centro de Ação Comunitária (Caco) de Paulínia fizeram uma visita à Cooperativa Cooperlínia e participaram de uma palestra sobre a memória na Terceira Idade. As atividades fazem parte do “mergulho na sociedade” que está sendo proposto pela EIC Cocoon, em parceria com o Comitê para a Democratização da Informática (CDI) de Campinas.

A visita dos alunos à Cooperlínia aconteceu no dia 17 de abril. Eles tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento da cooperativa de reciclagem que funciona dentro das dependências da empresa Estre. Depois da visita, os educadores propuseram uma discussão sobre reciclagem e meio ambiente. “A partir desse debate surgem sugestões de melhorias que são encaminhadas para os órgãos competentes”, explicou a educadora Ângela Ferraz.

A palestra ministrada pela psicóloga do Caco Luciana Gumiero e pelo teatrólogo da Secretaria Municipal de Cultura, Benê Silva, procurou passar para os espectadores a importância da memória na vida das pessoas. “Nada valeria a pena se você não conseguisse lembrar. A memória garante a nossa identidade, ou seja, somos aquilo que recordamos”, disse a psicóloga.

O “mergulho na sociedade” vem de encontro com a proposta da EIC de utilizar a tecnologia para a inclusão social. A entidade busca, a partir do estudo da realidade do educando, praticar a cidadania e contribuir para o seu desenvolvimento e o da sua comunidade. Ou seja, mais do que acesso, a inclusão digital deve refletir uma apropriação significativa da tecnologia pelo aluno, que contribua para sua inserção social, consciente do seu papel para transformar a si próprio e a sociedade.

Cocoon

O Coccon - Centro de Inclusão Digital da Terceira Idade - é um projeto desenvolvido pelo Caco em parceria com o CDI, com o objetivo de inserir pessoas da Terceira Idade no mundo da informática. O projeto é mais uma alternativa encontrada pela entidade para promover a melhor qualidade de vida da população idosa de Paulínia. Ou seja, trata-se de uma nova ferramenta de inclusão de pessoas acima de 60 anos na sociedade moderna.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: