segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Dell foca no setor público para crescer no Brasil

05/11 - 18:48 - Agência Estado

"Não existem muitos mercados como o brasileiro", afirmou hoje Michael Dell, presidente mundial e cofundador da Dell, em São Paulo. "Entre os Brics, o Brasil é menor que a China, mas maior que a Índia e a Rússia.
Até 2015, deve se tornar o quarto maior mercado do mundo. O Brasil é chave para a economia da América Latina."

Dell fez uma visita rápida ao Brasil, para comemorar uma década da empresa no País. Chegou ontem, quando se reuniu com funcionários, clientes e com o secretário de Educação de São Paulo, Paulo Renato de Souza. Ele também anunciou uma parceria com o Comitê de Democratização da Informática (CDI), uma organização não-governamental que oferece treinamento em tecnologia para a população carente. A previsão é que Michael Dell deixe o País hoje mesmo, depois de se encontrar com jornalistas e mais clientes.

O executivo mostrou a vontade da Dell de aumentar os contratos com o governo. Dell participou do lançamento de um netbook para estudantes, chamado Latitude 2100. A empresa fechou um acordo com o governo do Estado para levar os aparelhos para 26 escolas de Hortolândia, num projeto-piloto batizado de Sala de Aula Conectada. O Latitude 2100 no Brasil deve começar a ser fabricado localmente no próximo mês. A divisão de Setor Público da Dell, que inclui governo, saúde e educação, movimenta US$ 15 bilhões por ano.

Aquisições

A Dell passa por um momento de reinvenção. A empresa, que busca crescer no setor de serviços, acaba de finalizar a compra da Perot Systems, que atua nessa área, por US$ 3,9 bilhões. "Fizemos e continuaremos fazendo aquisições", disse Dell, destacando que, em dois anos e meio, a empresa comprou dez companhias. Ao mesmo tempo em que se diversifica, a empresa perde espaço no mercado de computadores, tendo perdido recentemente o segundo lugar no ranking das maiores fabricantes para a taiwanesa Acer. A primeira é a HP.

Dell destacou a importância do mercado de telefones inteligentes (smartphones). "É o mercado do presente e do futuro", afirmou o executivo. "Estamos nesse segmento." A empresa fechou uma parceria com a China Mobile. Dell afirmou que a empresa deve fechar parcerias em celulares também no Brasil, sem dar detalhes.

A Dell inaugurou sua primeira fábrica brasileira, em Eldorado do Sul (RS), em novembro de 1999. Em 2007, a empresa instalou uma nova unidade fabril em Hortolândia. Segundo a consultoria IDC, a empresa é líder na venda de computadores para o mercado corporativo no País.

Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/economia/2009/11/05/dell+foca+no+setor+publico+para+crescer+no+brasil+9030340.html

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