terça-feira, 6 de outubro de 2009

Rio: Olimpíadas com foco na web e inclusão

O Rio de Janeiro será a sede dos Jogos Olímpicos de 2016. A cidade foi escolhida nesta sexta-feira, 02, pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), tornando-se a primeira da América do Sul a receber uma Olimpíada.

Para concorrer à vaga, a capital fluminense elaborou um projeto destacando suas belezas naturais, o famoso calor humano dos cariocas, além de focar a tecnologia: a idéia é estabelecer uma infraestrutura de telecomunicações que permite oferecer internet sem fio gratuita e de alta velocidade em toda a cidade.

Também existe, no projeto da candidatura, a proposta de uma parceria entre o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), a Comissão de Candidatura Rio 2016 e o Centro para Democratização da Informática (CDI), que promove a inclusão digital de populações de baixa renda na América Latina.

De acordo com a assessoria de comunicação do CDI, essa união faria com que “a organização utilizasse seu modelo pedagógico para que os excluídos digitais utilizassem a tecnologia como ferramenta de informação sobre esportes”.

O acordo prevê a criação de pontos de inclusão digital interligados por uma plataforma virtual com conteúdo de esporte. Inicialmente, seriam criados 15 pontos de acesso em comunidades diversas.

Depois das Olimpíadas, a ideia seria aproveitar o legado tecnológico utilizando os computadores do evento em novos espaços de inclusão digital do CDI.

Fornecedor oficial
Devido a um acordo firmado com o Comitê Olímpico Internacional, a Atos Origin é o fornecedor tecnológico dos Jogos Olímpicos.

Assim, no Rio a empresa responderá pela infraestrutura de TI, a exemplo do que também ocorreu nos jogos de Salt Lake City, em 2002; Atenas, em 2004; Torino, em 2006; e Pequim, em 2008, e ainda ocorrerá em Vancouver, em 2010; Londres, em 2012; e Sochi, em 2014.

A companhia integra, gerencia e cuida da segurança dos sistemas de TI que retransmitem os resultados das competições. Além disso, responde pela transmissão de informações sobre os atletas - o que, garante, é realizado em menos de 0,3 segundos para expectadores em todo o mundo.

Fonte: http://www.baguete.com.br/noticiasDetalhes.php?id=3510928

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