terça-feira, 10 de julho de 2012

Surubi ganha Telecentro Comunitário

Fonte: A Voz da Cidade

 

 

Surubi ganha Telecentro Comunitário

FOTO: CELSO SELLMER
Espaço Z ganhou uma revitalização toda moderna e servirá de espaço multiuso de cultura

RESENDE
O prefeito José Rechuan (PP) e o secretário de Indústria, Tecnologia e Serviços, Edgar Moreira, inauguraram o Telecentro Comunitário no bairro Surubi. No Telecentro, que está localizado na antiga sede do posto de saúde do bairro, na Rua Doutor José Mendonça Uchôa. Serão oferecidos gratuitamente à comunidade cursos de informática aos moradores da região. Participaram da inauguração o secretário municipal de Governo, Jaime Mattos; o diretor da Defesa Civil, Lindomar Miranda; o vereador Jeremias Casemiro, o Mirim (DEM), representantes do Rotary Clube Resende, do CDI, moradores e alunos da Escola Municipal Surubi.
Segundo o secretário de Indústria, Tecnologia e Serviços, Edgar Moreira, uma parceria firmada entre a Prefeitura, a Organização Não Governamental (ONG) Sonho de Mãe e o Rotary Clube Resende proporcionou a instalação do Telecentro. “Com esta parceria a Prefeitura se disponibilizou de entregar o material didático enquanto que a ONG Sonho de Mãe ficou responsável pela cessão do espaço. Já o Rotary Clube doou cinco computadores”, disse Moreira, acrescentando que mais dez equipamentos serão incorporados no Telecentro. “Esses equipamentos são doações feitas pelo Banco do Brasil e outros parceiros. Com isso, o Telecentro do Surubi disponibilizará 15 computadores à comunidade”, comentou.
Esta é quinta unidade implantada pela Prefeitura no município desde 2009, sendo que os Telecentros estão funcionando nos distritos de Visconde de Mauá e Engenheiro Passos, além dos bairros Vicentina e Baixada da Olaria. Além dessa parceria, a Prefeitura também firmou um convênio com o Comitê para a Democratização da Informática (CDI) para a realização das aulas. “Em todos os Telecentros implantados no município existem cerca de 300 pessoas matriculadas nos cursos gratuitos de informática. Este número mostra que, apesar dos avanços tecnológicos, ainda existem moradores que não tem acesso à informática. Nosso objetivo é captar novas parcerias e ampliar o serviço para todos os bairros da cidade”, contou.
O curso de informática que será dado aos moradores da região do Surubi apresenta o pacote básico de informática e tem duração de quatro meses. Ao final da qualificação os alunos receberão certificados de conclusão. Estão programadas turmas para os turnos da manhã e tarde, sempre de segunda a sexta-feira, com turmas em horários variados, no período das 8 às 17 horas. A previsão da Prefeitura é de que em breve o Telecentro contará com internet.
Durante a cerimônia, o prefeito José Rechuan participou da entrega de certificados para cinco alunos que concluíram o curso no Telecentro do distrito de Engenheiro Passos. “Com esta iniciativa estamos promovendo inclusão digital para moradores de todas as idades. Além disso, é mais uma oportunidade para as pessoas se qualificarem para o mercado do trabalho”, disse o prefeito.
Espaço Z é inaugurado
Foram inauguradas também as obras de revitalização do Espaço Z, no Centro da cidade. O local é um espaço de cultura multiuso, com palestras, exposições, apresentações musicais e teatrais. Para fazer a revitalização do espaço, que recebeu estrutura moderna estrutura foram investidos aproximadamente R$ 338 mil, em recursos próprios da Prefeitura.
A reforma contempla a construção de um auditório, com capacidade para receber até cem pessoas, e adaptado para os cidadãos portadores de necessidades especiais. Já o espaço para apresentações conta com143,05 metros quadrados, sendo49 metros quadradosdestinados ao palco, todo feito com material acústico e piso de carpete.  Além disso, o local tem banheiros, camarim para os artistas e mezanino. O Espaço Z, que possui uma área construída de511,95 metros quadrados, ganhou também um grande salão para exposições, com uma área de265 metros quadrados, onde foram instaladas mesas, cadeiras e um palco de madeira removível para apresentações. Uma escada leva a um mezanino, onde pode ser utilizado para interação com o público ou para alimentação. “Com a reforma, o local abrigará atividades culturais e campanhas educativas, principalmente destinadas à saúde da mulher. O espaço dispõe ainda de três banheiros: masculino, feminino e um totalmente adaptado para portadores de necessidades especiais. Visando facilitar o acesso de todos os visitantes, o novo Espaço Z segue as Normas de Acessibilidade, com rampas em todas as entradas. As áreas externas laterais tem jardins e nove bancos”, disse o presidente da Fundação Casa de Cultura Macedo Miranda, André Whately.

Nenhum comentário: