terça-feira, 31 de julho de 2012

Santa Catarina superconectada

Fonte: Jornal de Santa Catarina

Santa Catarina superconectada

Pesquisa da FGV aponta Blumenau entre as cidades brasileiras onde há mais casas com computador

FLORIANÓPOLIS - Acima da média nacional e mundial, Santa Catarina foi destaque na pesquisa Mapa da Inclusão Digital, que será divulgada hoje pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Blumenau, por exemplo, aparece na 17ª posição nacional em número casas com computadores. Balneário Camboriú e São José estão entre as top 15 nacionais tanto em número de computadores como no acesso à internet. Florianópolis também chamou a atenção: além de ter os melhores índices entre as capitais, é a segunda cidade com mais moradores com computador em casa e a quarta no acesso à internet. Os bons resultados também significam melhor mão de obra, população informada e com maior capacidade de aprendizado.

O estudo mostra que, em SC, 54,03% das pessoas têm computador em casa, bem à frente da média de 21,79% registrada no país. Em relação a conexão à internet, 41,66% dos lares catarinenses têm o serviço, enquanto no Brasil a média é 14,74% e no mundo 33,49%.

A pesquisa demonstra que o Estado não se destaca somente na quantidade, mas também pela qualidade. Entre os computadores ligados à rede, 58,65% usam banda larga, melhor desempenho nacional. Professor da UFGRS e doutor em Desenvolvimento Humano pela USP, Fernando Becker diz que a inclusão digital faz uma diferença enorme na vida das pessoas, que se tornam muito mais preparadas intelectualmente.

Isto é traduzido em maior conhecimento e facilidade para aprender, o que resulta numa formação de mais qualidade. Ele acrescenta que, com a internet, a população tem acesso a conteúdos que estavam restritos a bibliotecas e salas de aula. O especialista ressalta que a busca por informações na rede acaba virando hábito.

A inclusão digital também tem reflexos positivos na atividade econômica, afirma Alcides Leite, professor de Economia da FIA. Ele declara que o contato com a informática e a internet forma pessoas mais capacitadas e com melhores condições de conseguir um bom emprego. No outro extremo, estados com pouco acesso à rede verão a diferença para os melhores aumentar.

Florianópolis é a capital mais digital

O bom desempenho da capital mais digital do Brasil, Florianópolis, pode ser creditado ao perfil da cidade, afirma Guilherme Stark Bernard, presidente da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate). Ele cita o polo de tecnologia da informação e as boas universidades existentes. O estudo da FGV classifica a internet como uma marca das classes A e B, predominantes na Capital.

Na análise de Heitor Blum S. Thiago, presidente do Comitê para Democratização da Informática (CDI), os números da pesquisa são expressivos, mas inclusão digital é mais do que um computador com internet em casa. A coordenadora pedagógica Camila Bittencourt explica que não basta saber usar o Facebook e sim usar a ferramenta para melhorar a vida própria e também da comunidade onde vive. O trabalho é um dos exemplos que faz Florianópolis ser a cidade com mais pontos gratuitos de acesso a internet no Brasil.

Nenhum comentário: