segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Desenvolvimento sustentável em 80 lições concretas

03/08/2009 17:05:45

Por Fernando Souza Filho

Há luz no fim do túnel, mesmo em meio a uma crise econômica e sob a ameaça crescente do aquecimento global. E as soluções não estão na mente dos teóricos nem nas mesas de negociação dos países mais ricos ou dos emergentes. Elas já estão sendo colocadas em prática, e com sucesso, nos mais diversos pontos do planeta.

O que falta é divulgá-las para que possam ser adotadas em maior escala. É isso que mostra o mais novo livro da Clio Editora: 80 Homens para Mudar o Mundo, escrito a quatro mãos por Sylvain Darnil e Mathieu Le Roux.

A idéia do livro surgiu em São Paulo. Os dois jovens, recém-formados em negócios, trabalhavam em diferentes empresas francesas e vieram para o Brasil para trabalhar por um período de 18 meses. Conheceram-se por acaso, numa churrascaria, convidados por um amigo em comum. O que poderia ter sido somente um encontro agradável, sem maiores conseqüências, revelou um desejo em comum: viajar pelo mundo.

Essa crença não surgiu do nada. Ambos haviam lido a autobiografia de Muhammad Yunus, o professor de economia de Bangladesh que criou o conceito de microcrédito e fundou o Grameen Bank. Também conhecido como Banco dos Pobres, o Grameen empresta dinheiro a pessoas sem recursos para que elas possam iniciar pequenos negócios.

Para facilitar a leitura, os empreendimentos estão divididos por continente. Um índice por assuntos ajuda o leitor a encontrar iniciativas também por área de atividade. Em 80 Homens para Mudar o Mundo, é possível conhecer a American Apparel, fabricante de roupas, especialmente camisetas, que produz cerca de 1 milhão de peças por semana e é a mais rentável do setor de confecções dos Estados Unidos, graças a um modelo de negócios que prioriza as condições de trabalho e o salário dos funcionários.

Da América do Sul e África, os autores selecionaram iniciativas, quatro delas no Brasil. Voltado para a preservação, o Projeto Tamar transformou as tartarugas em atração turística. A rede CDI – Comitê para a Democratização da Informática promove a inclusão digital graças a escolas de informática instaladas em comunidades pobres. O livro destaca ainda a atuação de Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba, e o sucesso da Ideaas, empresa gaúcha especializada na locação de painéis solares para a zona rural.

Preço médio do livro: R$ 39,00.

Fonte: http://pcmag.uol.com.br/conteudo.php?id=2242

Nenhum comentário: