terça-feira, 29 de setembro de 2009

GVT dissemina Uso Responsável da Internet com palestras em escolas de Curitiba

Olívia Nercessian e Letícia Ishiyama
)

setembro 25, 2009

Funcionários voluntários ministram palestras em seis escolas da rede pública municipal para alertar pais, alunos e professores sobre os riscos da Web


A GVT, empresa que se destaca no desenvolvimento de soluções de telefonia, banda larga e Internet no Brasil, promove amanhã (26/09) uma série de debates sobre o Uso Responsável da Internet em cinco escolas municipais de Curitiba e uma associação educacional da cidade.



A iniciativa, fruto de parceria entre a operadora e o projeto Comunidade-Escola da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba, leva palestras para pais, alunos e professores das seis Regionais de Ensino da cidade, com o objetivo de orientá-los sobre o uso ético da Web, os riscos que podem encontrar na rede e encorajá-los a adotar um papel ativo na educação de filhos e alunos no que se refere à Internet.


As palestras acontecem desde o início do ano e já foram 35 escolas contempladas com as palestras e mais de mil pessoas – entre pais, professores e alunos – orientadas sobre o assunto. No dia 26 de outubro, as palestras acontecerão nas escolas municipais: Érico Veríssimo, CAIC Candido Portinari, Rachel Mader, Darcy Ribeiro, Dona Lulu e a Associação Ricardo Gadotti Feldmann – ARIGAF, localizadas nos bairros Alto Boqueirão, CIC, Cajuru, Tatuquara, Sítio Cercado e São Lourenço, respectivamente. As apresentações vão ocorrer no momento em que o programa da prefeitura de Curitiba completa quatro anos de existência.


Com duração em média de 1h30, as palestras têm a premissa de instigar e disseminar o conhecimento e uso responsável da Web, por meio de um breve histórico dessa tecnologia, funcionamento da rede, crimes virtuais, leis de proteção, sites de relacionamento, entre outros.


“Consideramos que as ações de responsabilidade social passam por compartilhar conhecimento com as comunidades dentro do tema central defendido pela empresa que é o Uso Responsável da Internet”, afirma a gerente de Comunicação Corporativa da GVT, Tatiana Weinheber. “O mais importante é mostrar que a orientação do professor não depende de seu domínio da tecnologia, mas está relacionada a valores comportamentais que ele tem condições de passar e valem para qualquer meio social, inclusive a Internet”, reforça Tatiana.


O tema também é refletido internamente na GVT, de modo que cada voluntário irá incentivar a participação de novos colaboradores. O conceito é que a cada palestra um novo funcionário seja convidado para auxiliar na realização, fazendo crescer dessa forma a rede de voluntários dentro da empresa, que conta atualmente com 5.126 colaboradores.


Educando GVT

Com mais de 90% da base de clientes acessando a Internet seja via banda larga ou acesso discado por meio do provedor gratuito POP, a GVT tem a preocupação de estimular o uso responsável da Internet entre seus clientes, colaboradores e a comunidade em geral. Por isso, mantém há oito anos o projeto de responsabilidade social Educando GVT, voltado ao tema.


Em 2008, lançou a campanha pelo Uso Responsável da Internet, pela qual distribuiu cerca de 15 mil exemplares do guia de navegação para o Uso Responsável da Internet em todo o Brasil e pela rede do CDI - Comitê para a Democratização da Informática, na Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México e Uruguai. A campanha também levou 30 mil CDs com o conteúdo do guia para escolas públicas de Salvador e capacitou 300 professores da rede estadual e municipal de ensino do Rio Grande do Sul.


Além disso, a companhia oferece acesso gratuito à Internet em telecentros comunitários, realiza a doação de computadores em comunidades, desenvolve material didático e dissemina o tema Uso Responsável da Internet através do site:
http://www.internetresponsavel.com.br e pelo blog: http://www.postdobem.com.br

Fonte: http://www.tinews.com.br/news/2009/09/25/gvt-dissemina-uso-responsavel-da-internet-com-palestras-em-escolas-de-curitiba/

Nenhum comentário: