A
nova iniciativa global da companhia, Microsoft YouthSpark, visa a
beneficiar 60 milhões de jovens na América Latina por meio de programas a
serem realizados em parceira com empresas, governos e entidades sem
fins lucrativos
A Microsoft Corporation anuncia uma nova iniciativa global, o
Microsoft YouthSpark, que tem como objetivo criar oportunidades para 300
milhões de jovens em mais de 100 países nos próximos três anos. Essa
iniciativa inclui novos e aprimorados programas de cidadania que
capacitam os jovens a imaginar e realizar todo seu potencial,
oferecendo-lhes maiores oportunidades de educação, emprego e
empreendedorismo. A meta é beneficiar 60 milhões de jovens na América
Latina, grande parte destes no Brasil.
Através do Microsoft YouthSpark, a empresa dedicará a maior parte das
suas contribuições em dinheiro às organizações sem fins lucrativos que
atendem a população jovem em todo o mundo. Além disso, o YouthSpark
promoverá o Office365 para Educação, que oferece ferramentas
tecnológicas gratuitas para professores e alunos melhorarem a
capacitação, o aprendizado e a colaboração.
Como parte da iniciativa, a Microsoft também está lançando vários programas novos de cidadania:
• Give for Youth, um portal global de pequenas doações focado
especialmente em angariar fundos para as organizações sem fins
lucrativos que apoiam as causas dos jovens em todo o mundo;
• Microsoft YouthSpark Hub, um espaço online onde as pessoas
podem explorar e acessar todos os serviços, programas e recursos para
jovens fornecidos pela Microsoft e seus parceiros sem fins lucrativos;
• Microsoft Innovate for Good, uma comunidade global online que
permite que os jovens colaborem, inspirem-se e apoiem uns aos outros
enquanto usam a tecnologia para fazer a diferença em suas comunidades.
Ao lançar a nova iniciativa, Steve Ballmer, CEO da Microsoft, disse:
"Com o Microsoft YouthSpark, estamos assumindo o compromisso de ajudar
300 milhões de jovens em todo o mundo a realizarem seus sonhos,
concentrando nossos esforços de cidadania, o tempo, a tecnologia, o
talento e os recursos da companhia em oferecer aos jovens oportunidades
de educação, emprego e empreendedorismo. Acreditamos que, trabalhando
com nossos parceiros, podemos ajudar os jovens a mudarem o mundo em que
vivem. E estamos comprometidos em fazer isso".
No Brasil, a Microsoft possui uma série de parcerias com entidades
locais, sempre focando na educação e capacitação. A TechSoup Brasil, por
exemplo, a ajuda no processo de doações de software para ONGs. Com o
Ministério do Desenvolvimento, a companhia apoia o Instituto de
Tecnologia Social e reforça seus programas de treinamento em TI pelo
Brasil. Associada ao Comitê para a Democratização da Informática (CDI) e
à Associação Telecentros de Informação e Negócios (ATN), a Microsoft
capacita a população da base da pirâmide. Em parceria com a Associação
para Valorização de Pessoas com Deficiência (AVAPE), promove a inserção
destas pessoas no mercado de trabalho. Junto à Fundação Fundetec, a
companhia provê treinamento em ferramentas de TI para jovens e os ensina
a recuperar computadores usados, que serão repassados para professores
de escolas públicas e comunidades carentes. O Instituto Empreender, por
sua vez, conta com a Microsoft para capacitar presencial e virtualmente
os jovens interessados nas oportunidades oriundas da Copa do Mundo
(2014) e dos Jogos Olímpicos (2016) no País.
"Nossa próxima geração de ações de cidadania precisa se concentrar na
próxima geração de pessoas", afirma Brad Smith, vice-presidente
executivo da Microsoft. "A taxa de desemprego global dos jovens com
menos de 25 anos é de 12,7%, mais do que o dobro da taxa de desemprego
do restante da população. Este é um indicativo de que existe uma
crescente disparidade de oportunidades entre os jovens que têm acesso,
habilidades e as chances de serem bem sucedidos e aqueles que não têm.
Devemos trabalhar juntos para acabar com essa distância entre os jovens,
assegurando o futuro dessa geração e o da nossa economia global."
De acordo com o recente relatório internacional "Youth Foundation
Opportunity for Action", cerca de 75 milhões de jovens estavam
desempregados em todo o mundo em 2011. À medida que a população global
cresce - existem hoje 2,2 bilhões de pessoas entre 6 e 24 anos- o abismo
de oportunidades fica cada vez maior. De acordo com o Banco Mundial,
cerca de 40% das empresas no Brasil têm dificuldade em encontrar pessoal
qualificado para preencher suas vagas, sendo que no País quase 18% dos
jovens estão desempregados.
A Microsoft está no Brasil há mais de 20 anos e acompanha de perto a
evolução do cenário econômico do País, especialmente no que diz respeito
às relações entre renda, emprego e competitividade. Com o objetivo de
colaborar para que a tecnologia possa ter um impacto social, econômico e
melhorar a qualidade de vida da população, nos últimos nove anos, a
empresa investiu mais de R$ 150 milhões em programas de cidadania
corporativa, impactando diretamente quase 10 milhões de brasileiros.
O Microsoft YouthSpark vai além da filantropia e reúne vários programas
globais que capacitam os jovens com acesso à tecnologia e uma melhor
educação, permitindo que realizem seu potencial. Dentre as iniciativas
presentes no Brasil, destacam-se:
• Parceiros na Aprendizagem - A iniciativa foi lançada
mundialmente em 2003 com a missão de promover a educação por meio de
parcerias com governos locais, acelerando o desenvolvimento
socioeconômico das nações. Desde a sua criação, já beneficiou mais de
215 milhões de professores e estudantes de todo o mundo. No Brasil,
501,8 mil educadores, 415,3 mil estudantes e 10% das escolas públicas do
País já foram beneficiados.
• Shape the Future - A Microsoft usa todo o seu arsenal
tecnológico e a infraestrutura de computação em nuvem para promover a
inclusão digital associada à capacitação por meio de alianças
estratégicas com governos e instituições privadas, como fabricantes,
provedores, produtores parceiros e empresas de telecomunicações. Desde
2011, já impactou mais de 1 milhão de pessoas, entre funcionários
públicos, professores e alunos de instituições públicas de ensino.
• Doação de Software - A Microsoft apoia entidades do terceiro
setor que utilizam a tecnologia para capacitar pessoas e promover formas
de geração de renda por meio de um programa de doação de software e de
conteúdos de inclusão digital. Desde 2003, a Microsoft Brasil já
investiu R$ 115,2 milhões em doações de software para mais de 6,3 mil
centros comunitários. Só em 2011, foram R$ 16,2 milhões, beneficiando
1,8 milhão de jovens.
• Centros de Inovação Microsoft (MICs) - Para incentivar o uso
de tecnologia de ponta, oferecer capacitação profissional e fomentar a
indústria nacional de software, a Microsoft Brasil iniciou em 2001, de
forma pioneira, a criação de Centros de Inovação em parceria com
universidades e empresas. Os MICs apoiam o crescimento da indústria de
software local, ajudando clientes e parceiros a planejar, pesquisar e
desenvolver novos produtos, tanto em software quanto em serviços. Até o
final de 2011, 167,3 mil estudantes e profissionais já haviam sido
treinados nos centros brasileiros e em instituições de ensino parceiras.
• DreamSpark - Estudantes do ensino médio, universitários e os
usuários do Live@edu ou do serviço de email do Office 365 para Educação
podem fazer o download gratuito de softwares para desenvolvimento e
design, como Visual Studio e SQL Server. Existem treinamentos em
português e inglês no portal do programa (www.dreamspark.com.br) com
recursos multimídia, e-books e cursos gratuitos online. No último ano
fiscal foram registrados mais de 600 mil downloads no Brasil.
• Students to Business (S2B) -Voltado a capacitar gratuitamente
estudantes por meio de treinamentos presenciais e online nas áreas de TI
e prepará-los para o mercado de trabalho. Apenas no Brasil, o programa
já impactou mais de 100 mil estudantes desde 2007 e a taxa de
empregabilidade ultrapassa os 80%.
• BizSpark - Trata-se de um programa de incentivo ao
desenvolvimento de startups, que oferece às empresas de base tecnológica
acesso gratuito às tecnologias da Microsoft, bem como suporte técnico e
visibilidade no mercado nacional. Desde sua criação, em novembro de
2008, já foram apoiadas 2 mil startups no Brasil.
Sobre a Microsoft Brasil
Fundada em 1989, a Microsoft Brasil possui 14 escritórios regionais em
todo o País e gera localmente oportunidades diretas na área de
tecnologia para mais de 18 mil empresas e 424 mil profissionais. Nos
últimos nove anos, a empresa investiu mais de R$ 151,3 milhões em
projetos sociais, levando tecnologia a escolas, universidades, ONGs e
comunidades carentes. É uma das 112 subsidiárias da Microsoft
Corporation, fundada em 1975, empresa líder mundial no fornecimento de
software, serviços e soluções em tecnologia da informação, que ajudam
empresas e pessoas a alcançarem seu potencial pleno. |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário