Enviado por Amelia Gonzalez -5.11.2009 - 17h33m
Mais de 1.100 jovens brasileiros de até 17 anos poderão ser beneficiados com a parceria que acabou de ser selada entre a empresa de computadores Dell e a ONG CDI (Comitê para Democratização da Informática), de Rodrigo Baggio. O programa vai se chamar Dell Youth Connect e, apesar deste pomposo título em inglês, consiste no patrocínio a nove escolas brasileiras que compõem a rede CDI: três em Campinas, três na capital São Paulo e três em Porto Alegre. A companhia ainda está doando cerca de 55 máquinas, o primeiro centro comunitário Mega CDI no Rio de Janeiro, previsto para inaugurar este mês.
O programa teve o lançamento mundial no no México e na Índia no início deste ano e recebeu cerca de US$ 2.7 milhões da fundação Dell Global Giving para implantar e manter todas as ONGs beneficiadas que irão apoiar a alfabetização e o ensino de matemática, ciências e/ou tecnologia. E será lançado em cinco outros países no início de 2010.
Detalhe importante de se conhecer a respeito da navegação virtual: a cada dia, cerca de 500 mil pessoas ficam “on-line” pela primeira vez em suas vidas. A maioria dessas pessoas vive em países emergentes, que serão responsáveis por cerca de 59% do volume global de PCs em 2012, de acordo com o IDC.
.A pergunta é: será que essas pessoas serão incluídas também pelo mercado financeiro? A resposta, é claro, é não. E se a indústria de informática está querendo a adesão dos pobres ao mundo virtual somente para que eles possam garantir a expansão desses produtos, podemos estar diante de uma enorme bolha insustentável, da qual a humanidade poderá se arrepender mais tarde. Não se trata de não incluir os pobres no mundo virtual, mas em proporcionar a eles que passem a ganhar dinheiro com isso, o que só aconteceria se as empresas pudessem se permitir a ter lucros menores.
Amigo meu diria: só quando o sargento Garcia pegar o Zorro! Mas, de qualquer maneira, atitudes como a do CDI são importantes, pelo menos para dar aos pobres acesso á informação. Só isso já é muito bom.
Fonte: http://oglobo.globo.com/blogs/razaosocial/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário