quinta-feira, 26 de março de 2009

Inclusão Digital: um grande desafio

Em comemoração ao Mês da Inclusão Digital, março, o CDI promoveu no último dia 17, das 11h às 14h, no auditório da presidência da FGV (Botafogo/Rio), uma mesa de debates sobre “Tecnologia e Sociedade”. O evento teve a parceria da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro e o apoio do jornal O Globo, que o inseriu dentro do seu projeto “Encontros O Globo”.

Compuseram a mesa Rodrigo Baggio; o secretário de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Alexandre Cardoso; e o criador e diretor do Centro de Tecnologia e Sociedade da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas no Rio, Ronaldo Lemos, que também dirige o Creative Commons Brasil e é um dos idealizadores do Overmundo, site colaborativo sobre cultura. A mediação ficou a cargo da jornalista Elis Monteiro, do caderno de informática de O Globo (veja matéria dela em anexo).

O objetivo do debate foi discutir temas de interesse público relacionados à tecnologia e que vêm mobilizando a atenção da sociedade e das autoridades. Entre eles, o conceito de inclusão digital, os projetos e desafios da área, a questão das lan houses, pedofilia e crimes na Internet. Os debatedores procuraram mostrar como a tecnologia impacta a vida das pessoas e o quanto pode beneficiar indivíduos e comunidades, desde que utilizada com autonomia e de forma responsável.

A começar pelo tema das lan houses, que ainda é foco de muitas controvérsias, o encontro apontou caminhos para uma efetiva inclusão digital, sem desconsiderar o volume de obstáculos a serem enfrentados. Em curto prazo, a intenção é dar visibilidade aos resultados desse debate na própria Internet, exibindo conteúdos, exemplos e boas práticas que possam ser discutidos, aperfeiçoados e se espalhar no ambiente web como um vírus do bem.


Nenhum comentário: