sexta-feira, 31 de agosto de 2012

MercadoLivre em parceria com o CDI realizam 1º Dia do Clique Solidário

Fonte: e-commerce Brasil

MercadoLivre em parceria com o CDI realizam 1º Dia do Clique Solidário

O MercadoLivre, em comemoração aos seus 13 anos de fundação, realizará na próxima quarta-feira (29), o primeiro Dia do Clique Solidário. Todo o lucro líquido obtido nas vendas do MercadoLivre será revertido para o Comitê para Democratização da Informática (CDI) e (CDI Lan). Mais de 1,4 mil jovens com idades entre 12 e 21 anos serão beneficiados pelo programa de inclusão digital Conectalunos – ação conjunta entre MercadoLivre e o CDI.
O projeto foi criado com o objetivo de fortalecer jovens de baixa renda por meio do uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs). A parceria abrange suporte a quatro CDIs no estado de São Paulo, além de apoio à CDI Lan, que atende a mais de seis mil lan houses distribuídas em todo Brasil.
Para o CEO e fundador do MercadoLivre, Marcos Galperin, o Dia do Clique servirá para incentivar a inclusão digital em todas as regiões do país. “Decidimos lançar o Dia do Clique Solidário e doar todas as nossas receitas para um programa educacional que se propõe a fazer da tecnologia uma ferramenta de transformação para as comunidades que mais necessitam”, afirma Galperin.
Segundo Rodrigo Baggio, fundador e presidente do CDI, a empresa busca parceiros que possam fortalecer o trabalho de inclusão social, por meio da tecnologia. “Estamos muito satisfeitos em participar da campanha do Dia do Clique Solidário que, com certeza, vai gerar muitos benefícios para os jovens do programa Conectalunos. A internet pode e deve ser utilizada cada vez mais como ferramenta cidadã”, ressalta o presidente.

Programa Reciclatec da ACIF forma turma de presos em penitenciária de Florianópolis

Fonte: Portal da Ilha

Programa Reciclatec da ACIF forma turma de presos em penitenciária de Florianópolis
O programa Reciclatec, uma parceria entre a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) e Fundo de Reconstituição de Bens Lesados (FRBL) do Ministério Público, com o apoio do Comitê para Democratização da Informática (CDI-SC), já é conhecido em Florianópolis por dar a ex-detentos uma nova chance de inserção no mercado de trabalho por meio da qualificação profissional. 

Com o sucesso da iniciativa, o Reciclatec resolveu ampliar sua atuação e, desde janeiro deste ano, realiza as oficinas de formação também dentro da penitenciária da Capital. Nesta sexta-feira (1º), às 11h, nove sentenciados do regime semiaberto serão diplomados e recebem o certificado de técnicos em Manutenção e Montagem de Computadores, em evento no Complexo Penitenciário, no bairro Agronômica.
“Todos os que vão se formar nesta turma estão prestes a alcançar a liberdade. Percebemos que com o curso finalizado nessa fase de cumprimento da pena, eles já sairão com um caminho profissional e poderão ser reintegrados mais rapidamente na sociedade”, explica o coordenador do Reciclatec na ACIF, Thiago Freitas. Segundo o coordenador, o curso só pôde ser ministrado dentro da penitenciária após reuniões com a Vara de Execuções Penais, Conselho da Comunidade, Pastoral Carcerária, com o DEAP e com o Ministério Público. “Foi a união e o entendimento de todos que garantiu o sucesso da formação destes detentos”, diz.
Além de qualificar profissionalmente detentos e ex-detentos, o programa também promove a correta destinação do lixo eletrônico. Computadores descartados pela população, muitos com defeito, são recondicionados pelos alunos das oficinas do Reciclatec. Essa última turma reformou 90 computadores e, nesta sexta-feira, durante o evento de formatura, os equipamentos serão doados a 15 entidades assistenciais de Florianópolis. Os ‘novos’ computadores são destinados a inclusão digital de jovens e adultos de toda a região metropolitana. Além das entidades, a família de cada formando vai receber um computador recondicionado.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Programa Reciclatec da ACIF forma turma de presos em evento na penitenciária da Capital

Fonte: Portal ACIB

Programa ReciclaTec da ACIF e CDI-SC entrega computadores a entidades assistenciais da Capital

Mais de cem unidades descartadas foram reformadas por alunos do programa, todos egressos, e vão beneficiar seis instituições da cidade. Evento acontece na próxima sexta-feira (11), às 11h, no CERTEC do bairro José Mendes.
       
Uma centena de computadores descartados, muitos com defeito, foram recondicionados por um grupo de ex-detentos e serão agora utilizados por moradores de comunidades carentes, graças a uma parceria firmada pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) e o Comitê para Democratização da Informática (CDI-SC). A doação será feita nesta sexta-feira (11), às 11h, na sede do Centro de Reciclagem Tecnológica (CERTEC), e faz parte do programa ReciclaTec, que além de promover a correta destinação do lixo eletrônico, também qualifica ex-detentos para que possam retornar ao mercado de trabalho.
Os 110 computadores foram totalmente reformados por alunos das oficinas de capacitação do programa, todos ex-detentos, e serão entregues a seis entidades assistenciais de Florianópolis. Representantes da Associação Brasileira de Portadores de Câncer (AMUCC); da Associação Comunitária Amigos de Jesus - Casa de Acolhimento Semente Viva (ACAJE); da Agência de Desenvolvimento de Recursos Assistenciais Tapera da Base; do Centro de Integração Social, Beneficente e Cultural Gente da Gente; do Instituto Padre Vilson Groh e da Ação Social Paroquial de Ingleses (ASPI) vão receber os equipamentos, destinados a inclusão digital de jovens e adultos de toda a região metropolitana.
Como os computadores foram recondicionados pelos alunos do ReciclaTec, o evento também vai marcar a formatura da terceira turma das oficinas de capacitação. Três egressos serão diplomados Técnicos em Manutenção e Montagem de Computadores e terão a chance de voltar ao mercado de trabalho com qualificação profissional. Nove alunos, das duas turmas anteriores, já receberam seus certificados, e a meta do programa é formar 35 egressos até agosto deste ano.
“Com esta ação, o ReciclaTec será lembrado também pelo seu viés social, além da preocupação ambiental que já lhe é característica. Um evento para valorizar pessoas, seja contribuindo com sua inclusão no mundo digital ou na sociedade”, diz o coordenador do ReciclaTec na ACIF, Thiago Freitas. O presidente da ACIF, Doreni Caramori Júnior também ressalta a importância do programa. “Todos ganhamos com este tipo de iniciativa, que preserva o meio ambiente, promove a cidadania e ajuda a diminuir a criminalidade”, comenta.
Para o presidente do CDI-SC, Heitor Blum São Thiago, "o ReciclaTec é um projeto que procura garantir muitas coisas - preservar o meio-ambiente, promover inclusão social e criar mais empregos para moradores de comunidades de Florianópolis – por isso é especial e diferenciado", destaca.

Sobre o ReciclaTec
O programa foi lançado em setembro de 2010, pelo Comitê para Democratização da Informática em Santa Catarina (CDI-SC). Inicialmente, previa apenas a coleta e descarte correto de equipamentos eletrônicos como CPUs, monitores, celulares, teclados, entre outros – atualmente o programa recolhe cerca de 50 toneladas de lixo eletrônico, 10% do que é produzido por Florianópolis.
A ideia chamou a atenção da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), que virou parceira do programa e, por meio de um convênio firmado junto ao Ministério Público de Santa Catarina, intermediado pelo Fundo para a Reconstituição de Bens Lesados (FRBL), deu inicio as oficinas de capacitação profissional para ex-detentos.
Durante o curso, com duração de 30 dias mais um período de estágio, os ex-detentos recebem treinamento básico em informática e oficinas de reciclagem, recondicionamento e de destinação adequada aos resíduos eletrônicos descartados. Para participar das oficinas, os egressos passam por uma seleção realizada por assistentes sociais e psicólogos que interagem diretamente com as penitenciárias. A ACIF também auxilia na recolocação desses novos profissionais no mercado de trabalho, fazendo o cadastro dos currículos no seu Banco de Talentos online.
Para conhecer mais o programa, acesse o novo site do ReciclaTec, com dicas também sobre o descarte correto do lixo eletrônico – www.reciclatec.org.br
       
Serviço
O que: Formatura e entrega de computadores do ReciclaTec
Quando: sexta-feira, 11/5, às 11h
Onde: CERTEC (Rua José Maria da Luz, 263, José Mendes)

terça-feira, 28 de agosto de 2012

MercadoLivre faz parceria com CDI e lança Dia do Clique Solidário

Fonte: Portal da Propaganda

MercadoLivre faz parceria com CDI e lança Dia do Clique Solidário PDF Imprimir E-mail
Ação de responsabilidade social reverterá a receita líquida do marketplace no dia 29 de agosto para projeto Conectalunos.

No próximo dia 29 de agosto acontecerá o primeiro Dia do Clique Solidário - ação inédita de responsabilidade social desenvolvida pelo MercadoLivre, comemorando os seus 13 anos de fundação. Neste dia, todo o lucro líquido obtido nas transações* do MercadoLivre.com será revertido para a parceria com o Comitê para Democratização da Informática (CDI) e CDI Lan.
O valor será destinado a mais de 1,4 mil jovens com idades entre 12 e 21 anos do programa de inclusão digital Conectalunos, ação conjunta entre MercadoLivre e o CDI, criado com o intuito de transformar vidas e fortalecer jovens de comunidades de baixa renda por meio do uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs). Este projeto abrange suporte a quatro CDIs Comunidade no estado de São Paulo, além de apoio à CDI Lan, empresa social de fomento ao empreendedorismo ligada à ONG e que já atende a mais de 6 mil lan houses distribuídas em todos os estados brasileiros.

Por meio do projeto Conectalunos, os jovens recebem várias modalidades de cursos e reforço escolar. Nos centros eles aprendem desde informática básica até edição de vídeos e criação de blogs. Além disso, o projeto também oferece uma série de serviços, como acesso à internet, impressão, design gráfico, montagem e manutenção de computadores, elaboração de currículos e e-learning.

“Estamos empenhados em iniciativas que promovam a inclusão digital em todos os países da região. Decidimos lançar o Dia do Clique Solidário e doar todas as nossas receitas para um programa educacional que se propõe a fazer da tecnologia uma ferramenta de transformação para as comunidades que mais necessitam” afirma Marcos Galperin CEO e fundador do MercadoLivre.

“O CDI sempre busca parceiros que possam fortalecer seu trabalho de inclusão social, por meio da tecnologia. Estamos muito satisfeitos em participar da campanha do Dia do Clique Solidário que, com certeza, vai gerar muitos benefícios para os jovens envolvidos no programa Conectalunos. A internet pode e deve ser utilizada cada vez mais como ferramenta cidadã”, destacou Rodrigo Baggio, fundador e presidente do CDI.


* receita proveniente das tarifas de anúncios e comissão de vendas, excluídos impostos

Argentina também tem o seu Dia do Clique Solidário
Na Argentina, o valor arrecadado será destinado para construir laboratórios tecnológicos em mais de 20 instituições de ensino. O programa Conectalunos argentino é apoiado pela Fundação Ruta 40 e prevê a instalação de equipamentos, treinamento de mais de 300 professores e acesso à Internet. No total, serão dois mil alunos beneficiados pelo programa.

Sucesso também nos programas de inclusão

Fonte: Jornal Valor


segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Dígitro recebe prêmio Expressão de Ecologia

Fonte: Callcenter.inf.br

Dígitro recebe prêmio Expressão de Ecologia
 
 
A Dígitro Tecnologia receberá, no mês de setembro, o prêmio Expressão de Ecologia. Concorrendo com mais de 100 projetos inscritos em 16 diferentes categorias, a Dígitro venceu sozinha na categoria "Construção Sustentável", com o conceito Green Building, empregado em toda a construção do novo edifício matriz da companhia, inaugurado em 2009.
 
O prédio da Dígitro, em Florianópolis, conta com sistema de coleta e armazenamento de água da chuva para utilização em funções como descarga sanitária e torneiras de serviço de faxina. Foram instalados vidros insulados capazes de bloquear 70% do calor, diminuindo o consumo de energia do ar-condicionado e permitindo a passagem de luz solar. Os dispositivos elétricos das áreas de escritório são gerenciados por um software "verde", que promove o desligamento ou manutenção em "hibernação" dos equipamentos nos períodos fora de uso. Há também a utilização de sensores de presença nos corredores e nos banheiros, torneiras eletrônicas e água aquecida proveniente de painéis de coleta solar. Outro ponto é o uso de telhados e revestimentos cerâmicos claros, além de outros revestimentos internos auxiliam no equilíbrio térmico ambiental e sistemas de renovação ajudam a favorecer a qualidade do ar, dispensando a ventilação elétrica. Até 2014, a empresa pretende completar a estrutura de células fotovoltaicas, montadas em etapas, para que a luz interna de todos os ambientes seja suportada exclusivamente, durante o dia, pela energia advinda dessa fonte.
 
Uma construção comum pode custar até 15% menos do que uma construção sustentável, já que esta última envolve alguns insumos especiais que normalmente são de maior valor, mas, em contrapartida, a economia total dos custos operacionais com água, energia e manutenção pode alcançar até 20%, de acordo com Luiz Aurélio Baptista, diretor administrativo e da qualidade da Dígitro. "Dependendo da edificação, graças à redução com os custos da operação, é possível recuperar em poucos anos a diferença gasta em um investimento com este conceito", compara o executivo.
 
"O que temos notado com as iniciativas sustentáveis dentro e fora das instalações da empresa é a conscientização, tanto dos funcionários como da comunidade ao redor, para as questões que envolvem o meio ambiente. Todas as ações que promovemos nesse sentido têm tido ótima aceitação, e percebemos também que os colaboradores levam esse aprendizado para suas casas.", informa Batptista.
 
Iniciativas sustentáveisAlém das ações de consumo consciente da água e energia, a Dígitro possui iniciativas para conscientizar os colaboradores e a comunidade sobre os benefícios de atitudes sustentáveis para várias tarefas comuns do dia a dia. Uma delas é o Programa Carona, que garante vagas cobertas no estacionamento interno para aqueles que aderirem ao programa. "O uso da bicicleta também é incentivado. Para tanto, a Dígitro conta com bicicletários em espaço coberto e vestiários. Hoje 7% dos colaboradores já se utilizam deste meio de locomoção.", explica Baptista.
 
A Dígitro mantém ainda programas de incentivo à reciclagem. A empresa põe à disposição dos colaboradores containers para o correto descarte de pilhas, vidros, lâmpadas fluorescentes e eletroeletrônicos, encaminhando os resíduos tóxicos para locais apropriados e o lixo eletrônico para o projeto Comitê para Democratização da Informática de SC (CDI-SC). Outros materiais recicláveis são integralmente doados para instituições assistenciais que convertem os resíduos em recursos financeiros.
 
Também disponibiliza um posto de coleta que recolhe o óleo de cozinha trazido pelos colaboradores e pela comunidade. Para isso, associou-se ao programa ReÓleo da ACIF, Associação Comercial e Industrial de Florianópolis, que possui as licenças ambientais para armazenamento e transporte do resíduo. O óleo coletado é trocado por produtos de limpeza, que são doados a instituições assistenciais.

domingo, 26 de agosto de 2012

Responsabilidade social

Fonte: Estadão


Responsabilidade social


O Grupo Camargo Corrêa reunirá 14 mil voluntários, hoje, para o Dia do Bem-Fazer. Parte do programa Ideal Voluntário, ele é dedicado à prática de boas ações.
O Fundo Itaú Excelência Social avisa: vai investir R$ 2,4 milhões em 14 ONGs que atuam na área de educação. As inscrições podem ser feitas pelo site da fundação e se encerram no dia 31.
O Tucca comemora. Vendeu 60 mil tíquetes que foram trocados por um Big Mac. Ontem, no McDia Feliz.
A Sinagoga do Morumbi vai realizar palestra seguida de coquetel com o rabino norte-americano Manis Friedman. Dia 30.
Com colaboração do Grupo Comolatti, o Instituto da Família (presidido pelo pediatra Leonardo Posternak)realizará chá beneficente no Terraço Itália. Dia 29.
A Associação Helena Piccardi de Andrade Silva prepara um Nhoque da Sorte beneficente. Dia 29, no restaurante Bonjardim.
A Sky ajudou na reforma da instituição Casa Dia Coexistir, com o projeto Pedra Papel Tesoura.
O Instituto Pólis e a Petrobrás uniram forças com o objetivo de fazer um diagnóstico socioambiental das cidades do litoral norte e da baixada santista, em São Paulo. É o projeto Litoral Sustentável – Desenvolvimento com Inclusão Social.
O Mercado Livre arma, dia 29, o projeto Clique Solidário. Todo o lucro líquido obtido nas transações do site nesta data será revertido para o Comitê para Democratização da Informática.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

PRÓ-MAR recebe Comitê para Democratização da Informática

Fonte: Pró-Mar

PRÓ-MAR recebe Comitê para Democratização da Informática
O gerente regional Nordeste da CDI, Vassil Cavalcanti (esquerda), o presidente da PRÓ-MAR, Zé Pescador (centro) e o diretor presidente da CDI, Kleber Bernardes (direita) discutem formação de aliança estratégica O gerente regional Nordeste da CDI, Vassil Cavalcanti (esquerda), o presidente da PRÓ-MAR, Zé Pescador (centro) e o diretor presidente da CDI, Kleber Bernardes (direita) discutem formação de aliança estratégica
Por Lucas Gaspari
Na última segunda-feira (20), a Organização Socioambientalista PRÓ-MAR recebeu dirigentes do Comitê para Democratização da Informática (CDI). As organizações iniciaram um diálogo para uma possível parceria para o desenvolvimento de projetos para a comunidade da Ilha de Itaparica. O encontro aconteceu na sede institucional da PRÓ-MAR, em Mar Grande.
A CDI é uma renomada organização que tem por missão institucional transformar vidas e fortalecer comunidades de baixa renda através do uso das tecnologias da informação e comunicação. Em 17 anos de atuação, a instituição contemplou 1,4 milhões de pessoas, criou 717 espaços de inclusão digital e possui 23 escritórios internacionais.
Segundo o Diretor Presidente da CDI, Kleber Bernardes, é um desejo antigo formalizar uma parceria com a PRÓ-MAR na Ilha de Itaparica. “A história, estrutura e o compromisso que a PRÓ-MAR tem com o meio ambiente estão muito alinhados com o que nós trabalhamos. Ambas as entidades, por exemplo, se preocupam com a questão do lixo. A PRÓ-MAR, com os resíduos sólidos nas praias, nós, com o lixo eletrônico. Nossas ações convergem para a sustentabilidade do Planeta”, declarou o gestor.
Para o líder da PRÓ-MAR, Zé Pescador, caso formalizada uma parceria, a comunidade será contemplada com grandes ações de educação e cidadania. “Ficamos muito felizes com a presença da CDI na nossa casa. É uma organização muito séria e que tem o mesmo pensamento da PRÓ-MAR. Nosso desejo é criar um programa que alie informática com a educação ambiental, de modo a dar voz para aqueles que querem a preservação do meio ambiente”, comemorou o ambientalista.

Lixo eletrônico, o que fazer com ele?

Fonte: Wallmart

Lixo eletrônico, o que fazer com ele?


Já parou para pensar quantos celulares já passaram por suas mãos? A tecnologia se inova de tempo em tempo e cada vez mais surgem aparelhos de celulares mais modernos, computadores e tablets melhores e TVs maiores. Mas como descartar os seus aparelhos elétricos e eletrônicos? Muitas pessoas descartam em lixos comuns, sem saber os graves danos que esses descartes podem causar ao planeta e à saúde das pessoas.
O lixo eletrônico tem sido um grande desafio para alguns países, principalmente aos países em desenvolvimento, como o Brasil – um dos maiores produtores de lixo eletrônico.
Essa é uma questão muito grave e deve ser tratada com o maior cuidado e atenção por parte dos cidadãos. O grande problema dos lixos eletrônicos é que eles possuem componentes tóxicos que contaminam gravemente o solo e a água, causando também danos à saúde de todos os habitantes desse imenso planeta.
Quando tiver algum aparelho eletrônico a ser jogado fora, reflita bem qual será seu destino. Algumas dicas podem ajudar você nessa missão.
Se algum aparelho não lhe é mais últil, antes de joga-lo fora, verifique se ele não tem serventia para outras pessoas – familiares, amigos ou instituição filantrópica. A doação é uma das melhores opções de descarte de aparelhos inutilizados, mas o importante é que você doe para quem realmente irá utilizar o aparelho.
Uma boa dica é verificar se há ongs que possam coletar esses eletrônicos. O Comitê para Democratização da Informática (CDI) é uma ong que trabalha com inclusão digital e recebe esses descartes para reciclagem e reaproveitamento, reutilizando para a educação digital.
Em alguns pontos de coleta seletiva, também é possível descartar pilhas e baterias. Além disso, existem fabricantes de celular que possibiliam a devolução de baterias antigas para serem encaminhadas para reciclagem. Entre em contato com o fabricante do seu celular e saiba o ponto de coleta mais próximo. A sua operadora de celular também pode indicar pontos de coleta.
O descarte consciente é tão importante quanto o consumo. Optar por produtos sustentáveis é uma ótima alternativa para a cooperação do seu bem estar e do planeta, mesmo para aqueles que não abrem mão de estar sempre atualizado com as novas tecnologias.
Agora, você já pode praticar o descarte consciente de seus aparelhos e divulgar essa iniciativa aos seus amigos!

Prefeitura incentiva a inclusão digital através da reciclagem de equipamentos

Fonte: Floripa Amanhã

Prefeitura incentiva a inclusão digital através da reciclagem de equipamentos

Inclusão digital, inserção social e preservação do meio ambiente. Com base nesses três pilares, a Secretaria Municipal de Educação realizou a doação de três toneladas de equipamentos de informática para reciclagem para o projeto Cidade Melhor da Organização Não-Governamental, CDI, Comitê para Democratização da Informática.
Ao todo foram disponibilizados cerca de 120 monitores, 160 computadores, carcaças e periféricos que serão remontados de forma integral. Após este processo, os novos computadores serão destinados pela ONG para comunidades carentes da Grande Florianópolis e demais regiões do estado. A ação foi realizada pelo Núcleo Tecnológico Municipal, ligado à Diretoria de Educação Continuada, DEC.
Para Roberto Carlos Régis, titular da DEC, “o objetivo principal era evitar que estes equipamentos eletrônicos derivados de órgãos centrais da prefeitura e das salas informatizadas das escolas básicas municipais tivessem sido descartados de forma incorreta, causando danos ao meio ambiente. Além disso, era primordial que estes materiais fossem colocados novamente em uso por pessoas que não tem acesso a essas tecnologias”, ressalta.

Projeto Cidade Melhor
O projeto desenvolvido pela CDI visa receber o maior número de doações dos considerados “lixos eletrônicos” arrecadados por pessoas, escolas públicas e privadas, empresas e instituições por intermédio de gincanas promovidas mensalmente. A entidade que obtiver a maior quantidade de resíduos de informática vence a gincana. O evento reúne de uma única vez arte, lazer, informação, conhecimento, respeito ao meio ambiente e cultura.

Comitê para Democratização da Informática
A ONG CDI irá completar em setembro 11 anos de existência e desenvolve uma série de projetos voltados à inclusão digital ou também chamada Infoinclusão de moradores de comunidades de baixa renda às Tecnologias de Informação e Comunicação. Natália Soares de Oliveira, coordenadora da CDI Comunidade Cevahumos, do bairro Abraão, ressalta a importância do projeto que atende cerca de 120 crianças no contraturno escolar através das salas informatizadas com equipamentos doados e mantidos pela ONG. “As crianças também recebem um curso básico de informática com certificado de conclusão ministrado por um monitor capacitado pela própria entidade”, afirma.

A informática ao alcance de um clique

Fonte: Jornal Extra


quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Prefeitura incentiva a inclusão digital através da reciclagem de equipamentos

Fonte: Prefeitura Municipal de Florianópolis

Prefeitura incentiva a inclusão digital através da reciclagem de equipamentos
Três toneladas de resíduos de informática doadas para a ONG CDI serão revertidas para as comunidades mais carentes do estado

foto/divulgação: SME
Cerca de 120 monitores, 160 computadores, carcaças e demais peças de informática foram doados pela prefeitura para reciclagem
Inclusão digital, inserção social e preservação do meio ambiente. Com base nesses três pilares, a Secretaria Municipal de Educação realizou a doação de três toneladas de equipamentos de informática para reciclagem para o projeto Cidade Melhor da Organização Não-Governamental, CDI, Comitê para Democratização da Informática.

Ao todo foram disponibilizados cerca de 120 monitores, 160 computadores, carcaças e periféricos que serão remontados de forma integral. Após este processo, os novos computadores serão destinados pela ONG para comunidades carentes da Grande Florianópolis e demais regiões do estado. A ação foi realizada pelo Núcleo Tecnológico Municipal, ligado à Diretoria de Educação Continuada, DEC.

Para Roberto Carlos Régis, titular da DEC, “o objetivo principal era evitar que estes equipamentos eletrônicos derivados de órgãos centrais da prefeitura e das salas informatizadas das escolas básicas municipais tivessem sido descartados de forma incorreta, causando danos ao meio ambiente. Além disso, era primordial que estes materiais fossem colocados novamente em uso por pessoas que não tem acesso a essas tecnologias”, ressalta.

Projeto Cidade Melhor

O projeto desenvolvido pela CDI visa receber o maior número de doações dos considerados “lixos eletrônicos” arrecadados por pessoas, escolas públicas e privadas, empresas e instituições por intermédio de gincanas promovidas mensalmente. A entidade que obtiver a maior quantidade de resíduos de informática vence a gincana. O evento reúne de uma única vez arte, lazer, informação, conhecimento, respeito ao meio ambiente e cultura.

Comitê para Democratização da Informática

A ONG CDI irá completar em setembro 11 anos de existência e desenvolve uma série de projetos voltados à inclusão digital ou também chamada Infoinclusão de moradores de comunidades de baixa renda às Tecnologias de Informação e Comunicação. Natália Soares de Oliveira, coordenadora da CDI Comunidade Cevahumos, do bairro Abraão, ressalta a importância do projeto que atende cerca de 120 crianças no contraturno escolar através das salas informatizadas com equipamentos doados e mantidos pela ONG. “As crianças também recebem um curso básico de informática com certificado de conclusão ministrado por um monitor capacitado pela própria entidade”, afirma.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Escolas do Complexo do Alemão ganham nesta terça cursos de informática e cidadania

Fonte: Jornal Extra

Escolas do Complexo do Alemão ganham nesta terça cursos de informática e cidadania


Alunos do ensino fundamental e médio do Complexo do Alemão, entre seis e 16 anos, vão ganhar, nesta terça-feira, cursos de informática e cidadania. Quatro escolas da rede particular da região vão abrigar as salas de aula (uma por escola), com 10 computadores cada.
Os organizadores do projeto - o Comitê para Democratização da Informática (CDI) e a ONG Comunidade em Ação - esperam formar, até dezembro, 700 alunos. As aulas estão programadas para acontecer de segunda a quinta-feira, de manhã e à tarde, das 8h às 17h.

sábado, 18 de agosto de 2012

Evento Cidade Melhor acontece no trapiche da Beira-Mar Norte, em Florianópolis

Fonte: Diário Catarinense

Evento Cidade Melhor acontece no trapiche da Beira-Mar Norte, em Florianópolis

Objetivo é conscientizar a população acerca do descarte correto dos resíduos em geral


Evento Cidade Melhor acontece no trapiche da Beira-Mar Norte, em Florianópolis Guto Kuerten/Agencia RBS
participantes do EcoModa mostram roupas e acessórios que são feitos a partir de sobras de tecido e material recilado Foto: Guto Kuerten / Agencia RBS
Diversas entidades e instituições preocupadas com o meio ambiente e a qualidade de vida em Florianópolis reúnem-se neste sábado, no Evento Cidade Melhor, no Trapiche da Avenida Beira-Mar Norte. O principal objetivo é orientar a população sobre como fazer o descarte correto de seus resíduos, e como estes podem ser reciclados, produzindo novos produtos e preservando o meio ambiente.
A programação, que prossegue até o final da tarde, prevê apresentações cênicas, exposição de artesanatos produzidos com resíduos, exposição fotográfica de cunho ambiental, exposição de eco-moda e oficinas de reciclagem.

Durante o evento, promovido pela ong Centro de Democratização da Informática (CDI),  ocorrerá a entrega dos prêmios para as instituições que entregaram a maior quantidade de lixo eletrônico no decorrer da 1ª Gincana Cidade Melhor.

Escolas, organizações sociais, empresas, órgãos públicos e universidades participaram da gincana, que começou no dia 18 de julho e, que premiará com um carro zero a instituição que conseguiu recolher a maior quantidade de lixo eletrônico. Teclados que não funcionam, mouses velhos, modens, cabos e muitos fios, conhecidos como lixo eletrônico, foram recolhidos e transformados em novas peças.
Ecologia também está presente na moda
O projeto EcoModa, do Centro de Artes da Udesc, participa do Evento Cidade Melhor, com uma exposição de roupas e acessórios desenvolvidos a partir da reutilização de diversos materiais têxteis descartados e de tecidos reciclados.
O EcoModa surgiu em 2004, é coordenado pela professora Neide Köhler Schulte e pretende promover a interação entre os acadêmicos da Udesc e a comunidade, contribuindo para a questão sócio-ambiental.
_ Participar desse evento é essencial para que a comunidade de Florianópolis conheça o trabalho que é desenvolvido no EcoModa, que pesquisa e propõe uma produção e um consumo mais consciente para contribuir na formação de uma sociedade mais sustentável", diz Neide.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

EcoModa participa, neste sábado, de evento para conscientização da população sobre o lixo

Fonte: CEART

EcoModa participa, neste sábado, de evento para conscientização da população sobre o lixo

“Evento Cidade Melhor” é organizado pelo Comitê para Democratização da Informática (CDI/SC)


banner_ecomoda
Roupas e acessórios desenvolvidos a partir de reutilização de diversos materiais têxteis descartados e de tecidos reciclados. Esta é a proposta de uma exposição produzida pelo Programa de Extensão do Curso de Moda do Centro de Artes da Udesc, EcoModa, que ocorrerá neste sábado, dia 18, no Trapiche Beira-Mar Norte, em Florianópolis. A exposição faz parte do “Evento Cidade Melhor”, que ocorre das 10h à 17h no local, promovido pelo Comitê para Democratização da Informática (CDI/SC).
O evento, que tem como objetivo conscientizar a população acerca do descarte correto de resíduos em geral, anunciará os vencedores da gincana “Cidade Melhor”, promovida pelo CDI/SC no começo no mês agosto. Teclados que não funcionam, mouses velhos, modens, cabos e muitos fios, conhecidos como lixo eletrônico, foram recolhidos pelos participantes da gincana. Apresentações teatrais, exposição de artesanatos e fotografia e oficinas de reciclagem também estão na programação.
O EcoModa, que surgiu em 2004, é coordenado pela professora Neide Köhler Schulte e pretende promover a interação entre os acadêmicos e a comunidade, contribuindo para a questão sócio-ambiental. “Participar desse evento é essencial para que a comunidade de Florianópolis conheça o trabalho que é desenvolvido na Udesc, mais especificamente no EcoModa, que pesquisa e propõe uma produção e um consumo mais consciente para contribuir na formação de uma sociedade mais sustentável”, diz Neide.
O programa promove eventos, cursos, palestras e outras atividades na grande Florianópolis e em algumas cidades de Santa Catarina. Ao longo dos seus quase dez anos, o EcoModa tem participado também de eventos e palestras em outros estados do Brasil, além de países da Europa e América Latina.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

CDI/SC promove Evento Cidade Melhor em Florianópolis

Fonte: Instituto Carbono Brasil

CDI/SC promove Evento Cidade Melhor em Florianópolis

O Evento Cidade Melhor tem como objetivo a conscientização da população acerca do descarte correto de resíduos em geral usando diversas formas educativas e culturais disponíveis, como: grupo cênico, exposição de artesanatos produzidos com resíduos, exposição fotográfica de cunho ambiental, desfile de eco-moda, oficinas de reciclagem.

O evento será realizado no dia 18/08, no Espaço Trapiche Beira-Mar Norte, das 10h00 às 17h00.

Durante o evento ocorrerá a entrega dos prêmios para as instituições que entregaram a maior quantidade de lixo eletrônico na 1ª Gincana Cidade Melhor.

O evento contará com a participação de diversas entidades e instituições preocupadas com o meio ambiente e a qualidade de vida da população de Florianópolis. Essas entidades e instituições estarão orientando a população como fazer o descarte correto de seus resíduos e como os resíduos podem ser reciclados produzindo novos produtos e preservando o meio ambiente e a qualidade de vida.

O CDI - Centro de Democratização da Informática é uma ONG com abrangência nacional que tem por missão transformar vidas e fortalecer comunidades de baixa renda através do uso das tecnologias da informação e comunicação.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Conheça o trabalho do Comitê de Democratização da Informática na região

Fonte: TV Rio Sul

Conheça o trabalho do Comitê de Democratização da Informática na região


[vídeo] Hoje é o Dia da Informática, e cada vez mais é importante estar ligado nas inovações tecnológicas. Aqui no Sul do Estado, o Comitê de Democratização da Informática atua há dez anos em três cidades: Barra Mansa, Resende e Volta Redonda. Sobre este trabalho a gente fala ao vivo com o repórter Alysson Costa. Alysson, boa tarde! Como é feito esse trabalho do comitê?

 Alysson Costa: Boa tarde, Juliana, boa tarde a todos! O comitê leva cursos de tecnologia da informação e da comunicação para comunidades carentes. Quem sabe aí abrindo caminhos para o mercado de trabalho para as pessoas? Por isso eu converso agora com o Rodrigo dos Santos, que é gerente de relacionamento do CDI. Boa tarde. O que é o CDI?

Rodrigo dos Santos: Boa tarde. O CDI é uma ONG de inclusão digital presente em 12 países, onde, em 17 anos, vem transformando as vidas através da tecnologia .

Alysson Costa: Onde são feitos esses cursos?

Rodrigo dos Santos: Bem, aqui, no ano de 2012, nós temos dois projetos: o projeto de inclusão digital, que é o Cidadania Digital, de informática básica. E o projeto Geração de Renda, onde nós temos os cursos de informática avançada.

Alysson Costa: E onde são oferecidos esses cursos, Rodrigo?

Rodrigo dos Santos: Esses cursos são oferecidos nas cidades de Volta redonda, Barra Mansa e Resende, e o Geração de Renda é oferecido em nossa sede, no Bom Pastor.

Alysson Costa: E o objetivo é mesmo abrir o mercado de trabalho para essas pessoas de comunidades carentes?

Rodrigo dos Santos: Exatamente, tanto que após o jovem fazer a capacitação no curso de geração de renda, ele pode gerar renda dentro da nossa cooperativa, de profissionais de tecnologia da informação, aqui na região.

Alysson Costa: Como se inscrever, Rodrigo?

Rodrigo dos Santos: Para se inscrever basta comparecer na nossa sede, localizada no bairro Bom Pastor, na cidade de Barra Mansa.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

CDI/SC promove a Gincana Cidade Melhor em Florianópolis

Fonte: Portal da Ilha

CDI/SC promove a Gincana Cidade Melhor em Florianópolis
 

O Comitê de Democratização de Santa Catarina (CDI-SC) promove a 1ª Gincana Cidade Melhor até o dia 15 de agosto. Para participar, basta acessar o site do Comitê e se inscrever em uma das duas categorias possíveis. No dia 18 de agosto, serão divulgados os cinco participantes que arrecadaram mais lixo eletrônico neste intervalo de tempo.

As cinco instituições ou empresas de cada categoria que entregarem mais equipamentos de informática serão premiadas. Entre os prêmios dos vencedores, estão um carro zero km, notebooks e desktops.
 
Na primeira categoria, podem se inscrever qualquer escola (1º e/ou 2º grau) de âmbito público ou privado e organização social de Florianópolis. A outra categoria possível para inscrição é direcionada para qualquer empresa, órgão público ou universidade também da Capital. Caso a instituição se encaixe em ambas as categorias deverá optar por apenas uma.
 
Serão aceitos os seguintes equipamentos: computador (CPU), notebook, impressora, teclado, mouse, monitor, modem, estabilizador, roteador, aparelho telefônico, aparelho celular, aparelho CD e DVD, aparelhos de som, televisão, cabos e fios. Cada doação terá uma pontuação, pré-determinada pela organização. Durante o período de recolhimento do material, as instituições podem acionar o Comitê, que irá buscar os equipamentos e assinar o documento que garante a pontuação da equipe.
 
A Prefeitura de Florianópolis é apoiadora institucional do projeto, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável e da Secretaria Executiva de Serviços Públicos.
Veja a tabela de pontuação de cada item. A primeira categoria precisa arrecadar pelo menos 2.000 pontos para se classificar e a segunda, 750.
 
Pontuação
CPU Completa - 100
CPU Incompleta com placas - 70
CPU sem Placas, HD e Fonte - 10
Servidor Completo - 100
Servidor Incompleto com placas - 70
Servidor sem Placas, HD e Fonte - 10
Roteadors, switchs, hubs - 60
Monitor de video - 10
Mouse - 10
Teclado - 10
Estabilizador - 50
Nobreak - 60
Notebook - 70
Fax - 20
Impressora/Scanner - 20
Aparelho Telefônico - 10
Aparelho Celular - 40
Aparelho de CD ou DVD - 20
Aparelho de Som - 10
Televisão - 10
Cabo em geral - 5
Caixa de som - 10
 
Quem pode participar: Empresas, Escolas, Organizações Sociais, Órgãos Públicos e Universidades
Quando é a arrecadação: de 18 de julho a 15 de agosto de 2012
Premiação: dia 18 de agosto no espaço trapiche da Beira Mar Norte
Mais informações: www.cdisc.org.br

Deputados homenageiam os 25 anos do CEDEP

Fonte: Câmara em Pauta

Deputados homenageiam os 25 anos do CEDEP

Escrito por Simone de Moraes

Crédito : Foto CEDEP
O Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá e Itapoã (CEDEP) completa na próxima quinta-feira (2/8) 25 anos. O aniversário da entidade será comemorado em sessão solene na noite do dia 3 de agosto, na sede da instituição, que fica no Paranoá.
Proposta pelos deputados petistas Arlete Sampaio e Wasny de Roure, a solenidade tem o intuito de homenagear a entidade, que em 2 de agosto de 1987 foi criada por um grupo de pessoas que deflagraram um movimento por melhorias das condições de vida da população do Paranoá, cidade do Distrito Federal com graves problemas de moradia, educação, saúde, segurança e abastecimento de água, luz e esgoto.
“Ao longo desses 25 anos, o CEDEP começou a desenvolver junto à comunidade, projetos relacionados à alfabetização de jovens e adultos, educação infantil, atividades culturais, esportivas e de cidadania, sempre na perspectiva do atendimento à criança, ao jovem, ao adolescente, ao adulto e ao idoso em situação de vulnerabilidade e exclusão social. Atualmente a instituição também abraça a comunidade do Itapoã”, diz a deputada Arlete Sampaio.
A solenidade acontecerá, às 19h, na sede do Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá e Itapoã- CEDEP, localizada na Quadra 9, Conjunto D, Área Especial 1, da Região Administrativa do Paranoá. Além da comunidade do Paranoá e do Itapõa, foram convidados para o evento a presidente do CEDEP,sra.Maria de Lourdes Pereira dos Santos ; o administrador do Paranoá, Sr. Carlos Antoneto (Garibel) ; o Diretor da Regional de Ensino do Paranoá; Sr. Ricardo Pacheco; o professor Doutor da Faculdade de Educação da UnB, o sr. Renato Hilario dos Reis e o sócio fundador do CEDEP, o sr. Juarez Martins.

Experiência na execução de projetos
O Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá e Itapoãé legalmente constituído como entidade beneficente e de assistência social sem fins lucrativos, com registro no Conselho de Assistência Social do Distrito Federal e no Conselho Nacional de Assistência Social e Utilidade Pública Federal. Ao longo de sua trajetória o CEDEP tem mantido parcerias com organizações e movimentos da sociedade civil que trabalham com os mesmos anseios e objetivos de combate às desigualdades sociais e de fiscalização e cobrança do cumprimento dos direitos de crianças, jovens, adultos e idosos. Tais parcerias representam um papel importantíssimo na constituição, atuação e manutenção da entidade, dando suporte ao atendimento a demandas da comunidade.
O CEDEP também tem larga experiência na execução de projetos em diversas áreas de atuação, entre os quais destacamos: projeto com o Ministério da Cultura que prevê a realização de ações culturais nas cidades do Paranoá e Itapoã; projeto com o Ministério do Esporte / Programa Nacional “Esporte e Lazer da Cidade” para realização de ações esportivas; parceria com o Comitê para Democratização da Informática – CDI, para implantação da Escola de Informática e Cidadania – EIC, que originou o primeiro tele-centro implantado no DF pelo sistema GESAC/MC, tendo por objetivo desenvolver a inclusão digital e o despertar da cidadania utilizando temas da própria comunidade nas atividades de informática (trabalho com crianças, jovens, adolescentes, adultos e idosos da comunidade); parceria com a comunidade acadêmica da Universidade de Brasília –UnB – por meio do Grupo de Ensino Pesquisa, Extensão em Educação Popular e Estudos Filosóficos e Históricos Culturais – GENPEX – na constituição de espaço destinado à troca de saberes entre o movimento popular e a comunidade acadêmica (esta interação reflete-se nas produções de artigos, monografias, dissertações e teses, além de contribuir com novas tendências acadêmicas na Universidade e com o aprimoramento dos trabalhos na entidade); parceria com a Fundação Banco do Brasil para apoio da formação de um grupo de organização de eventos, permitindo a capacitação de pessoas da comunidade em varias áreas de prestação de serviços em eventos, encontros e congressos com números que variam de 40 a 2 mil pessoas.
Registrem-se, ainda, como iniciativas importantes do CEDEP: participação e apoio na realização da feira de agricultura familiar; organização da sessão solene em homenagem aos 151 anos do estado do Piauí; realização de cinco conferências regionais de Economia Solidária do DF e Entorno em 2009; realização da Conferência Distrital de Economia Solidária.

Serviço:
Sessão Solene em Homenagem aos 25 anos do CEDEP
Dia: 03 de agosto de 2012 (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Q. 09, Conj. D, Área Especial 01, Paranoá

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Pesquisa coloca SC entre estados com maior inclusão digital do país

Fonte: ClicRBS


Distrito Federal ganha mais um ponto de coleta permanente de eletrônicos

Fonte: Revista Meio Ambiente


Distrito Federal ganha mais um ponto de coleta permanente de eletrônicos

Fonte: Correio Braziliense

Distrito Federal ganha mais um ponto de coleta permanente de eletrônicos

Ana Pompeu
Publicação: 31/07/2012 06:40 Atualização: 31/07/2012 14:55
Lojistas da 207/208 Norte aceitam material usado para aproveitamento na reciclagem (Ed Alves/CB/D.A Press)
Lojistas da 207/208 Norte aceitam material usado para aproveitamento na reciclagem


Um período de um ou dois anos é o suficiente para que novas tecnologias surjam e façam com que as novidades adquiridas há poucos meses se tornem ultrapassadas. Nesse ciclo, as pessoas acumulam lixo eletrônico em casa e não sabem o que fazer para descartar esse material. Desde sábado, a comercial da 207/208 Norte, conhecida como Rua da Informática, se tornou mais um ponto de coleta permanente em Brasília.

O comércio local da entrequadra reúne cerca de 40 empresas que comercializam artigos de tecnologia e prestam serviços de manutenção e suporte técnico há mais de 10 anos. Proprietária de uma das lojas, Débora Campos deu início à mobilização. “Começamos a conversar e percebemos que essa questão era comum a todos nós. Nossos clientes sempre perguntavam se recebíamos esse tipo de material”, conta. Além disso, ela já presenciou os próprios lojistas descartando esse lixo nos contêineres de lixo comum.

Veja outros pontos de coleta eletrônica:

1 Quadra da Informática — 207/208 Norte

Núcleos Regionais de Limpeza do Serviço de Limpeza Urbana (SLU)

2 Asa Sul — Avenida das Nações, S/N, às margens do Lago Paranoá: 3213-0193

3 Asa Norte — SGAIN, Lote 23: 3213-0194

4 Gama — Avenida Contorno, Área Especial, Lote 2, Setor Norte: 3556-1442

5 Taguatinga — QNG 47, Área Especial nº 9, Taguatinga Norte: 3354-3140

6 Sobradinho — Área Especial para Indústria nº 3, Lotes 4 a 6: 3591-6723

7 Brazlândia — Área Especial nº 2, Lotes I,J,K,L, Setor Norte, 3391-1206

8 Ceilândia — QNN 29, Módulos G a K, Área Especial, Ceilândia Norte, 3585-2711

9 Samambaia — Área Especial S/N, QS 302, Centro Urbano, Samambaia Sul: 3358-2414

10 Paranoá e Itapoã, Quadra 05, Área Especial "D", Lotes 1 e 2 — 3369-4595

11 São Sebastião — Quadra 305, Conjunto 14, Área Especial: 3335-9038

12 Planaltina — Área Especial Norte, Lotes 11 e 12: 3389-1018

13 Recanto das Emas — Avenida Vargem da Benção, Chácara nº 3, 3333-3733

14 Santa Maria — CL 408, Bloco A, Área Especial, Santa Maria Sul: 3392-1298

Zero impacto

15 Asa Sul — CDI – Comitê para a Democratização da Informática (www.cdi.org.br/): SDS Ed. Venâncio VI, Bl. O, lj. 9

16 Asa Sul — UNEB – União Educacional de Brasília (/www.uneb.com.br): SGAS 910, Conj. D

17 Asa Sul — Frederic Chopin Bar e Restaurante: CLS 406

17 Asa Sul — Posto Jarjour Asa Sul: SHCS SQ 210 – Eixo L (Eixinho de baixo)

18 Asa Norte — Posto Jarjour Asa Norte: SHCN SQ 206 – Eixo L (Eixinho de baixo)

19 Taguatinga — Posto Jarjour Taguatinga: CSB 08 lotes 1/5 (Próximo à EPTG)

20 Taguatinga — Instituto Humanize (www.institutohumanize.blogspot.com/): QSE 18, casa 01 (Boca da Mata)

21 Lago Sul — Escola das Nações (www.edn.org.br/): SHIS QI 21, Área Especial, Conjunto 1

Rede Extra

22 Asa Norte — STN S/N Lote A, Brasilia, Extra Hipermercados

23 Asa Sul — SIA, Lote 105, Trecho 12, Extra Hipermercados

24 Guará — SMAS, s/ nº Trecho 03, Lote 05, Extra Hipermercados

25 Ceilândia — QNM 11, Lote 06 s/n, Mezanino, Extras Hipermercados

Projeto oferece vagas em curso de informática para comunidade

Fonte: UFJF

Projeto oferece vagas em curso de informática para comunidade


Há vagas disponíveis nas escolas dos bairros
São Pedro e São Mateus (Foto: Arquivo/Proex
)
Começam na próxima segunda-feira (6) as aulas de informática do projeto de extensão “Escola de Informática e Cidadania”, que atende as comunidades dos bairros São Mateus, São Pedro e Monte Castelo. Promovida pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a iniciativa é desenvolvida em parceria com o Comitê para Democratização da Informática e Cidadania (CDInfo).
O projeto, que começou em 2004 no bairro São Pedro, atualmente, beneficia cerca de 130 pessoas que se formam a cada semestre. Durante o curso, os alunos aprendem diferentes conteúdos, como edição de documentos e planilhas e acesso à internet. Ao final, os alunos com rendimento superior a 60% receberão certificado de aprendizagem, emitido pela Pró-Reitoria de Extensão.
A iniciativa é coordenada pelo professor Tarcísio Lima do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Ciências Exatas (ICE). De acordo com Lima, o projeto tem o intuito de promover para as comunidades atendidas a inclusão social e a cidadania por meio de cursos de informática de nível básico e intermediário.

São Mateus
A inscrição para a EIC do bairro São Mateus já começou e será encerrada assim que as vagas se esgotarem. Os interessados devem procurar a secretaria da Associação da Caridade de São Vicente de Paulo, localizada na Rua Mamoré 11, entre 12h30 e 17h. É necessária a apresentação do documento de identidade. No bairro, também é disponibilizada uma turma especial para alunos que possuem deficiência auditiva.

São Pedro
A escola da Cidade Alta também está com inscrições abertas. Os interessados deverão procurar a secretaria da Paróquia de São Pedro, localizada na Avenida Senhor dos Passos 1592, de segunda a sexta, das 18h às 19h30.


Monte Castelo
Na unidade do bairro Monte Castelo, as vagas para o próximo semestre já foram ocupadas. Entretanto, as pessoas interessadas em iniciar o curso no próximo ano devem se dirigir ao local e deixar seus dados na lista de espera. O cadastro deve ser feito na secretaria da Associação Metodista de Ação Social (AMAS), localizada na Rua dos Palmares 78, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h.


Outras informações:
EIC São Mateus (32) 3232-2216
EIC São Pedro (32) 3231-2693
EIC Monte Castelo (32) 3225-3148

Sem lugar para lixo eletrônico.

Fonte: MT Goiano


Ponta do Coral, uma questão emblemática

Fonte: ND

Ponta do Coral, uma questão emblemática

Terreno ocupado que foi ocupado por drogados, muitas vezes usado como lixão, é centro de uma polêmica que alcança três décadas

img Carlos Damião
@Damiao_ND
Florianópolis
A confusão em torno da audiência pública sobre o empreendimento turístico na Ponta do Coral, que surpreendeu a todos na tarde de quarta-feira (25), numa guerra de liminares judiciais, deve ser compreendida na sua perspectiva mais interessante: justamente o projeto em si, que tanta polêmica levanta em Florianópolis, desde que o terreno público foi vendido a uma empresa particular, no início da década de 1980. Trinta anos depois, a Ponta do Coral continua sendo uma questão emblemática na cidade. Espaço abandonado durante todo esse período, ocupado por consumidores de drogas e marginais, muitas vezes transformado em lixão, não mereceu manifestações apaixonadas, qualquer mobilização para ser desapropriado (uma vez que tornou-se propriedade privada lá atrás) durante três décadas. Então, quando aparece um projeto, a coisa vira um “furdunço”? Tem algo errado nisso aí.
Liberdade
É claro que um empreendimento do porte proposto pela Hantei precisa passar por todos os estágios possíveis de questionamentos, licenças, discussões. E uma audiência pública, como bem lembrou o presidente da Fatma, Murilo Flores, em entrevista ontem à Rádio Record 1470 (programa A Cidade na Record), é apenas uma etapa desse processo. Então, por que tentar impedi-la, se é uma instância de absoluta liberdade?

Abuso
Infração cada vez mais comum em Florianópolis: motoristas cortam caminho por dentro do Ticen para escapar do engarrafamento em direção à Ponte Colombo Salles. O fato ocorre todos os dias, no fim da tarde. O leitor Filipe Scotti observa que não há qualquer tipo de fiscalização, por parte das autoridades, em relação a esse abuso.

Personalidade
Luiz Fernando Galotti, enterrado na quarta-feira (25) em Florianópolis, foi uma personalidade marcante na política e na cultura da capital catarinense. Sua participação na política se deu quase sempre nos bastidores – era uma espécie de eminência parda do governador Pedro Ivo (1987-1990) –, com forte influência nos diretórios municipal e estadual do PMDB.
****
Na década de 1970, Galotti foi proprietário da livraria Cruz e Sousa, na Rua Arcipreste Paiva, um ponto de encontro de intelectuais e militantes de esquerda. Quem trabalhava com ele era o dirigente comunista Alécio Verzola, preso em 1975, na Operação Barriga Verde.

Obesidade
Está cercada de polêmica a lei municipal de Florianópolis que proíbe distribuição de brinquedos para quem compra lanches em fast-foods. Há quem diga que isso é problema dos pais. Sei, sei. No país campeão da obesidade infantil, os Estados Unidos, os pais são diretamente responsáveis pela estupidez alimentar vinculada a brindes.

Divulgação
Esporte
Escala e montanhismo até 5 de agosto na Pedra Branca

Adrenalina
Aventureiros profissionais e amadores testarão seus limites em paredes rochosas de 130 metros de altura durante o 2º Festival de Escalada e Montanhismo Pedra Branca. O evento, que acontece na Cidade Sustentável, em Palhoça, na Grande Florianópolis, começa neste sábado (28) e acontece até dia 5 de agosto. Além de competições esportivas para os amantes dos esportes radicais, a programação terá atividades gratuitas para a comunidade.

Sem sustos
Pode até existir algum paranoico que tenha receio de assistir à estreia de Batman – o Cavaleiro das Trevas Ressurge, nesta sexta-feira (27), em Florianópolis. Mas no circuito Cinespaço (Beiramar Shopping) 40% dos ingressos para as três sessões já estavam vendidos ontem. Pelo jeito, o povo daqui em geral não faz qualquer paralelo com o que ocorreu na estreia em Denver, Colorado (EUA).

Solidariedade
O sistema de troco solidário implantado pela rede de lojas Havan rendeu R$ 11 mil para uma instituição de Florianópolis, o Lar Recanto do Carinho. O valor já foi entregue e será destinado a reformas no prédio e compra de medicamentos. A campanha da empresa já arrecadou mais de R$ 200 mil em suas lojas de Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

Divulgação Mário Müller
Cultura
Uma das atrações da Oktobertanz, em São Pedro

Chope e música
Cada vez melhor a programação da Oktobertanz, evento que abre as festas de outubro em Santa Catarina e é realizado anualmente em São Pedro de Alcântara, a primeira colônia alemã do Estado. Marcado para 22 e 23 de setembro, terá desfiles (como o da foto), quatro bandas típicas germânicas (inclusive a Freunde Musikanten, de Blumenau), danças folclóricas, baile, competições tradicionais, gastronomia típica e muito chope.

Divulgação
Urbanismo
Empresários e poder público unidos pela Jerônimo Coelho

Ritmo
O primeiro trecho da revitalização da Rua Jerônimo Coelho, entre as ruas Felipe Schmidt e Tenente Silveira, deve ficar pronto até o fim desta semana. Isso está sendo possível graças à parceria entre a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e a prefeitura da Capital, num trabalho conjunto de acompanhamento das obras.

Exemplo
Na terça-feira (24), o secretário de Obras Luiz Américo Medeiros (centro), reuniu-se mais uma vez com os empresários, para garantir velocidade aos trabalhos. A Jerônimo Coelho é a segunda via da Capital revitalizada graças à parceria entre poder público e iniciativa privada. A primeira foi a Vidal Ramos.

Baixaria
Notícia falsa sobre candidata grávida, arrombamento de comitês, sites invadidos por hackers, calúnias, provocações e acusações espalhadas em rede... Tudo isso dá bem a dimensão da luta pelo poder na Grande Florianópolis. Questões que entristecem até o mais esperançoso dos eleitores, aquele que ainda acredita na política e em (alguns) políticos.

Sustentabilidade
Empresas, escolas, organizações sociais, órgãos públicos e universidades podem participar, até 15 de agosto, da 1ª Gincana Cidade Melhor, promovida pelo CDI-SC (Comitê de Democratização da Informática). Objetivo é arrecadar o máximo possível de equipamentos eletrônicos sem uso. Entre os prêmios aos vencedores, estão um carro zero km, notebooks e desktops.

Cruzeiros
“Receber cruzeiros é receita clássica contra a sazonalidade: 8 meses de temporada no Brasil! Cada navio é um ‘evento’ dinamizando a economia!”. Tuitada do diretor da Acif, Ernesto São Thiago (‏@ernesto_turismo).

Sem lugar para lixo eletrônico

Fonte: Hoje Notícia

Sem lugar para lixo eletrônico

População não sabe o que fazer com eletroeletrônicos estragados e os joga em lixeiras comuns, o que pode contaminar o solo
Angélica Queiroz

A maioria das pessoas não sabe ao certo o que fazer com aquele computador que foi substituído por um mais novo, aquela televisão velha ou qualquer outro eletroeletrônico que não funciona ou que simplesmente não é mais utilizado. Assim, muita gente deixa esses objetos pelos cantos da casa, os abandona em lotes baldios, calçadas ou até joga no lixo comum. Nenhuma dessas alternativas é a adequada, já que esse tipo de lixo pode causar grandes danos ambientais, por conter metais tóxicos ao solo, como o cádmo e o cobre. Em Goiânia falta orientação. Isso acontece, principalmente, porque até o poder público não sabe bem o que fazer com esse tipo de descarte já que não existe na cidade nenhum local público adequado para depositar ou reciclar esses aparelhos.
De acordo com o diretor de coleta seletiva da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), Mário José de Oliveira, por lei, o lixo eletrônico é de responsabilidade de seu fabricante. Assim, quando encontrado, a Comurg o encaminha para as empresas porque não tem onde depositar tais aparelhos e nem como reciclá-los. Por isso, segundo ele, não existe nenhum ponto de coleta de lixo eletrônico na capital. “O destino da coleta seletiva são as cooperativas. Mas elas não estão preparadas para lidar com esse tipo de material”, explica.
Para Mário, o ideal seria ter uma usina de reciclagem ou um depósito adequado. Segundo ele, já existe um projeto que está em fase de estudo, mas nada ainda foi definido, já que o custo da construção de um local desses é alto. “Goiânia tem essa necessidade. A coleta seletiva aqui é uma das melhores do Brasil. No caso de ter um lugar, poderíamos utilizar essa estrutura e recolher também o lixo eletrônico”, destaca o especialista. Ele lembra que, mesmo sem ter um local adequado, as pessoas nunca devem jogar os eletroeletrônicos no lixo comum. Uma opção, segundo Mário, é devolver o aparelho para loja de origem.
Coordenadora do Comitê para Democratização da Informática (CDI), Quimico Yamomoto afirma que o grupo sonha poder implantar vários pontos de coleta em Goiânia e criar um local para depositar esse tipo de lixo. “Aí poderíamos recuperar o que pode ser recuperado e dar destino adequado ao que não pode”, planeja. Segundo ela, o comitê já tenta recolher principalmente computadores e consegue recuperar 30% das máquinas. “Muita gente nos doa equipamentos que ainda funcionam”, comenta. Ela explica que essas máquinas recuperadas são doadas para entidades filantrópicas e que o que não pode ser reaproveitado é entregue para empresas.

Catatreco
O diretor de coleta seletiva da Comurg lembra que a única alternativa oferecida pela Prefeitura é o projeto Catatreco, que recolhe os objetos em casa e os repassa para as cerca de 300 famílias cadastradas nas cooperativas conveniadas ao Programa Goiânia Coleta Seletiva (PGCS), que os distribuem entre seus membros. Qualquer um pode agendar recolhimento de móveis e eletroeletrônicos pelo telefone (062) 3524-8555. No entanto, o foco do projeto são objetos reaproveitáveis. “Se encontramos objetos que não temos como reaproveitar, fazemos uma triagem e encaminhamos para local adequado.”
Mesmo entre as empresas privadas, apenas uma trabalha com esse tipo de descarte. O depósito fica no Setor Leste Vila Nova, próximo à Praça da Bíblia e que tem o nome de Sucata Eletrônica. Lá, é possível inclusive vender alguns itens de computador. Outros, considerados sem valor comercial, são aceitos de graça. Segundo um responsável pela empresa, no local é feita uma pré-reciclagem e grande parte do material, como o plástico, é triturada e reaproveitada.