sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Rodrigo Baggio fala sobre lixo eletrônico para a Globo News

Nesta segunda-feira, 22, o fundador do CDI, Rodrigo Baggio, foi entrevistado para a Edição das Dez do jornal do canal de TV, Globo News. O assunto: lixo eletrônico. A Organização das Nações Unidas divulgou um relatório desenvolvido pelo Programa Ambiental das Nações Unidas (Unep), que prevê que até 2020 o lixo eletrônico de computadores crescerá em 400% ante o nível de 2007, na China e África do Sul. Conduzido em parceria com o Empa, da Suíça; com o Umicore, um grupo de materiais especializados; e com a Universidade das Nações Unidas, o estudo estipula que os Estados Unidos são os maiores produtores mundiais de lixo eletrônico e também cita o Brasil, que “poderá enfrentar crescentes danos ambientais e problemas de saúde caso a reciclagem do lixo eletrônico seja deixada aos cuidados aleatórios do setor informal”.

“O lixo eletrônico é um efeito colateral da inclusão digital”, afirmou Rodrigo, na entrevista concedida ao repórter Rafael Coimbra, enfatizando ainda que é fundamental que sejam criadas leis para regulamentar esta questão. “Também é preciso criar novos hábitos, para que o usuário de tecnologia possa fazer um uso consciente dos computadores e eletrônicos”, completou Rodrigo, responsável pela primeira campanha de reciclagem eletrônica da América Latina, realizada em 1994, um ano antes da criação do CDI.

“A cada CDI criado em um novo país, nosso grande desafio é identificar parceiros que façam reciclagem desse lixo, empresas que sejam especializadas em neutralizar a toxidade dos eletrônicos”, completou o fundador da CDI sobre o compromisso da nossa rede com a sustentabilidade.

Veja a matéria completa exibida ontem à noite pela Globo News

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

CDI defende aliança entre governo e pequenas empresas em banda larga

Fonte: Agência Estado de São Paulo

A infraestrutura de banda larga a ser criada pelo governo deve estimular a competição e a queda nas tarifas dos serviço de internet rápida, defende o fundador, no Brasil, do Comitê para Democratização da Informática (CDI), Rodrigo Baggio. O CDI é uma das dez organizações representativas da sociedade civil, como ONGs, que serão recebidas hoje à tarde, às 17h30, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para discutir propostas para o Plano Nacional de Banda Larga.

Baggio disse que esta reunião servirá para obter informações sobre os planos do governo e apresentar sugestões para a massificação da banda larga. Segundo ele, o CDI vai compartilhar sua experiência, de cerca de 500 projetos de inclusão digital em todo o Brasil e presença em 13 países. "O governo tem que estar focado em levar a infovia (estrutura de banda larga) para todos os municípios, oferecendo tarifas justas para a criação de projetos sociais em que pequenas empresas possam competir", afirmou Baggio. Ele disse que é preciso reverter o quadro atual que coloca a internet brasileira como uma das mais caras do mundo.

O representante do CDI defendeu também uma "aliança" entre governo, pequenas empresas e sociedade civil para garantir uma banda larga de qualidade. "Nossa visão é de negócios sociais. Não concordamos com uma visão estatizante de se criar uma estrutura burocrática que dificulte o processo", afirmou.

Neste sentido, o CDI vai sugerir que sejam apresentadas soluções específicas para cada segmento, como tarifa diferenciada para as lan houses, que são mais de 110 mil em todo o País e são responsáveis por grande parte do acesso à internet no Brasil. Ele explica que o maior custo das lan houses hoje é a conexão em banda larga.

A reunião, que contará também com a presença de acadêmicos, será comandada, de início, pelo coordenador dos projetos de inclusão digital do governo, Cezar Alvarez, e o presidente Lula estará presente no fim do encontro. Segundo assessores da Presidência, esta não será uma reunião conclusiva.

O governo vem trabalhando desde setembro passado no projeto de expansão da banda larga. Os estudos que serão apresentados ao presidente, provavelmente na quarta-feira da próxima semana, sugerem a criação de uma estatal para atuar tanto na transmissão de dados, no atacado, quanto na oferta de serviços ao consumidor final. Os técnicos estimam investimentos de R$ 20 bilhões em recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Uma das ideias é revitalizar a Telebrás para ser a operadora da banda larga do governo. Lula contará também com outra proposta, apresentada pelo ministro das Comunicações, Hélio Costa, de fazer a expansão dos serviços de internet rápida em parceria com as grandes empresas de telefonia, entre elas a Oi e a Telefônica.

Lula discute hoje infraestrutura de banda larga

A infraestrutura de banda larga a ser criada pelo governo deve estimular a competição e a queda nas tarifas dos serviço de internet rápida, defende o fundador, no Brasil, do Comitê para Democratização da
Fonte: IG - Último Segundo

Informática (CDI), Rodrigo Baggio
. O CDI é uma das dez organizações representativas da sociedade civil, como ONGs, que serão recebidas hoje à tarde, às 17h30, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para discutir propostas para o Plano Nacional de Banda Larga.
Baggio disse que esta reunião servirá para obter informações sobre os planos do governo e apresentar sugestões para a massificação da banda larga. Segundo ele, o CDI vai compartilhar sua experiência, já que tem mais de 500 projetos de inclusão digital em todo o Brasil e é uma organização presente em 13 países. "O governo tem de estar focado em levar a infovia (estrutura de banda larga) para todos os municípios, oferecendo tarifas justas para a criação de projetos sociais em que pequenas empresas possam competir", afirmou Baggio. Ele disse que é preciso reverter o quadro atual que coloca a internet brasileira como uma das mais caras do mundo.

O representante do CDI defendeu também uma "aliança" entre governo, pequenas empresas e sociedade civil para garantir uma banda larga de qualidade. "Nossa visão é de negócios sociais. Não concordamos com uma visão estatizante de se criar uma estrutura burocrática que dificulte o processo", afirmou. Neste sentido, o CDI vai sugerir que sejam apresentadas soluções específicas para cada segmento, como tarifa diferenciada para as lan houses, que são mais de 110 mil em todo o País e são responsáveis por grande parte do acesso à internet no Brasil. Ele explica que o maior custo das lan houses hoje é a conexão em banda larga.

A reunião, que contará também com a presença de acadêmicos, será comandada, de início, pelo coordenador dos projetos de inclusão digital do governo, Cezar Alvarez, e o presidente Lula estará presente no fim do encontro. Segundo assessores da Presidência, esta não será uma reunião conclusiva. O governo vem trabalhando desde setembro passado no projeto de expansão da banda larga. Os estudos que serão apresentados ao presidente, provavelmente na quarta-feira da próxima semana, sugerem a criação de uma estatal para atuar tanto na transmissão de dados, no atacado, quanto na oferta de serviços ao consumidor final. Para tanto, os técnicos estimam investimentos de R$ 20 bilhões em recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Uma das ideias é revitalizar a Telebrás para ser a operadora da banda larga do governo. Lula contará também com outra proposta, apresentada pelo ministro das Comunicações, Hélio Costa, de fazer a expansão dos serviços de internet rápida em parceria com as grandes empresas de telefonia, entre elas a Oi e a Telefônica.